Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Turismo

Governo de Minas lança Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo

Objetivo é auxiliar cidades no acesso a políticas públicas desenvolvidas pela Secult

Por Redação
17 de julho de 2020 - 09:40
em Turismo

A rede lançada propõe um trabalho conjunto, mas que seja específico e estratégico quando necessário, considerando as diferentes características socioculturais e turísticas de cada região de Minas Gerais. (Divulgação / Secult / Xará)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ampliar a articulação das pautas dos municípios e fortalecer as políticas culturais de Turismo em todo o estado são as propostas da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo em Minas Gerais. Lançada nesta quinta-feira (16/7), durante encontro virtual, a rede vai atuar como facilitadora nos processos que envolvem o poder público estadual. 

Tendo como ponto de partida a grave situação causada pela pandemia de coronavírus e os impactos nas áreas cultural e turística, a reunião on-line teve a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de entidades parceiras, como a Associação Mineira de Municípios (AMM), a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur) e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel).

O secretário Leônidas Oliveira destaca o papel da ação, especialmente num momento tão sensível. “A Cultura é fundamental para o desenvolvimento humano. Aliada ao Turismo, ela se torna ainda mais essencial. Essas duas áreas, que foram as primeiras a paralisarem suas atividades no contexto da pandemia, precisarão muito uma da outra quando a situação voltar ao normal. É preciso um diálogo muito sólido entre elas”, afirma.

O secretário também aponta que o potencial atrativo do estado está concentrado em atividades que envolvem Turismo e Cultura. Para Oliveira, reforçar essa vertente é um caminho certo para potencializar as políticas públicas e uma reabertura segura. “Explorar as potencialidades de cada região, celebrando essa variedade de riquezas imensa, só é possível com a colaboração de gestores municipais, que poderão ter à mão recursos mais descentralizados”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atuação articulada e descentralizada
A rede lançada propõe um trabalho conjunto, mas que seja específico e estratégico quando necessário, considerando as diferentes características socioculturais e turísticas de cada região de Minas Gerais. O objetivo é que os gestores integrantes do movimento pensem, sempre, nas potencialidades regionais e em quais políticas públicas podem contribuir para o desenvolvimento das áreas.

A adesão ao movimento também está atrelada ao desenvolvimento local sustentável e à melhoria da qualidade de vida nas cidades. Os municípios devem planejar uma atuação conjunta em gastronomia, equipamentos culturais, valorização do patrimônio e em ações como mostras, festivais e festas populares, levando em conta o fortalecimento de aspectos culturais, criativos e econômicos.

Troca de experiências
Segundo o secretário Leônidas Oliveira, a articulação entre gestores vai possibilitar que um número ainda maior de cidades de Minas, que soma 853 municípios, possa usufruir de mecanismos de fomento. Uma das primeiras discussões será pautada pela Lei 14.017, de 2020, a Lei Aldir Blanc, sancionada em junho pelo governo federal e que prevê o repasse de R$ 3 bilhões a estados e municípios para gestão de espaços culturais e linhas de crédito para micro e pequenas empresas do setor. 

A adesão ao Programa ICMS Patrimônio Cultural, iniciativa do Estado para salvaguarda de bens do patrimônio histórico municipais, e os recentes editais da Secult, como o Museu Seguro, também vão nortear os próximos encontros. Os gestores interessados em integrar a rede podem fazer um cadastro provisório informando dados sobre atividades culturais e turísticas do município no e-mail ct.gestoresmunicipaismg@gmail.com.

Tags: Turismo
Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Parque Estadual do Rio Doce lança novo guia com trilhas, cicloturismo e roteiros ecológicos
Turismo

Parque Estadual do Rio Doce lança novo guia com trilhas, cicloturismo e roteiros ecológicos

Por Redação
26 de maio de 2026 - 16:07
Turismo em áreas de conservação movimenta R$ 40 bilhões no Brasil
Turismo

Turismo em áreas de conservação movimenta R$ 40 bilhões no Brasil

Por Redação
9 de maio de 2026 - 09:09

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Ancelotti elogia evolução do Brasil, mira liderança do grupo e prevê retorno de Neymar contra a Escócia

    Ancelotti elogia evolução do Brasil, mira liderança do grupo e prevê retorno de Neymar contra a Escócia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Brasil encara o Haiti de olho na liderança; segunda rodada da Copa pode encaminhar classificados

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Motoristas de aplicativo e taxistas já podem solicitar financiamento de veículos pelo Move Brasil

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Brasil vence o Haiti, assume a ponta do grupo e fica perto da vaga no mata-mata

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Prazo para inscrição no Sisu+ termina nesta sexta-feira; programa oferece nova chance de ingresso em universidades públicas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

As 12 mentiras de Flávio Bolsonaro

As 12 mentiras de Flávio Bolsonaro

2 dias atrás
Inscrições do Sisu 2026 começam nesta segunda-feira

MEC abre inscrições para primeira edição do Sisu+ e amplia chances de ingresso em universidades públicas

7 dias atrás
Lula inaugura hospital universitário em Divinópolis e anuncia investimentos em saúde, educação e infraestrutura em Minas

Lula inaugura hospital universitário em Divinópolis e anuncia investimentos em saúde, educação e infraestrutura em Minas

2 dias atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br