Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Colunas

BOLSONARO SE AUTO-CONDECORA A SI MESMO

Por Ediel Ribeiro
8 de novembro de 2021 - 07:41
em Colunas

Reprodução - 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando o secretário especial de Comunicação André de Souza Costa entrou no gabinete do presidente Jair Bolsonaro (sem partido e sem juízo), ele estava numa alegria só.

Curioso, com tamanha alegria, o secretário não se conteve:

– Desde a prisão do ex-presidente Lula não vejo o senhor tão feliz, presidente – comentou. – Qual o motivo de tanta alegria?

– Fui condecorado com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Grã-Cruz, a mais alta da comenda honorífica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– Que honra, presidente! Quem lhe concedeu tamanha honraria?

– Eu mesmo! Foi uma grande sacada, isso daí, né não?

O secretário coçou a cabeça e questionou:

– O senhor não acha no mínimo antiético, se auto homenagear? A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma ordem honorífica concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento por suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil, quais foram as suas contribuições à ciência que justificaram a honraria? Ter nomeado o general Pazuello Ministro da Saúde? – ironizou o secretário.

– Eu precisava conceder a Medalha a uma personalidade que se destacou na área da ciência e não pensei em ninguém mais merecedor do que eu, taokey?

A homenagem, no entanto, não é inédita. Recentemente, em outro arroubo imperial, Bolsonaro indicou um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, cujos únicos méritos era ter fritado hambúrgueres em Nova York e ser amigo do filho do ex-presidente Trump, para o posto de embaixador brasileiro nos Estados Unidos. 

O Secretário quis argumentar:

– O senhor não acha que anda exagerando? O capitão já condecorou seus filhos seis vezes, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, foi homenageado quatro vezes: com a Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União; a Ordem do Rio Branco; a Ordem do Mérito Naval e a Ordem do Mérito da Defesa.  Seu filho mais velho, o senador Flávio Bolsonaro recebeu duas condecorações: a Ordem do Rio Branco e a Ordem do Mérito Naval. O senhor também condecorou a primeira dama Michelle Bolsonaro com a medalha de Mérito Oswaldo Cruz e – dizem – tentou até condecorar seu cachorro.

– Qual o problema, no tocante a isso daí? O imperador romano, Júlio César nomeou Incitatus, seu cavalo preferido, para o cobiçado cargo de cônsul de Roma. Por que eu não posso nomear meu cachorro?

– O imperador Caio Júlio César Augusto Germânico foi um tirano louco que governou Roma na base do sangue. Não é de bom tom que o senhor seja comparado a ele. E depois, presidente, o governo já gastou R$ 1,6 milhão só no primeiro semestre de 2019, com a confecção de medalhas.

– As medalhas representam uma antiga tradição militar, uma forma de homenagear aqueles que se destacaram – disse Bolsonaro, tentando justificar.

– Por falar ‘naqueles que se destacaram’, parabéns por ter condecorado com a medalha de “Comendador” da Ordem Nacional de Mérito Científico, o médico Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, coordenador de uma pesquisa com superdosagem de cloroquina em Manaus, que resultou na morte de 11 pessoas e fez com que a aplicação do remédio na população fosse interrompida. Ele, sim, merece a condecoração.

– Merecia. Já mandei retirar a condecoração. A revogação do título foi comunicada em edição extra desta sexta-feira (5) do Diário Oficial da União – disse o mandatário.

– Mas, por que, presidente?

– Esse médico é um comunista. Como é que ele pode falar mal da cloroquina? Eu mesmo tomei e dei até pra ema lá do Palácio do Planalto. Nem eu nem ela pegamos a Covid.
 

Tags: ColunaEdiel Ribeiro
Ediel Ribeiro

Ediel Ribeiro

"Coluna do Ediel" Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

MATÉRIAS RELACIONADAS

O candidato ‘Pastel’
Colunas

O candidato ‘Pastel’

Por Ediel Ribeiro
25 de junho de 2026 - 11:16
Bolsonaro, um idiota
Colunas

Bolsonaro, um idiota

Por Ediel Ribeiro
22 de junho de 2026 - 09:07

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Dois terremotos de forte magnitude atingem a Venezuela, deixam mortos e provocam destruição em Caracas

    Dois terremotos de forte magnitude atingem a Venezuela, deixam mortos e provocam destruição em Caracas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Brasil vence a Escócia, confirma liderança do Grupo C e chega fortalecido aos 16 avos de final da Copa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • O candidato ‘Pastel’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Vídeo de Michelle expõe crise com Flávio Bolsonaro e amplia divisão no núcleo político da família

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão por estelionato, lavagem de dinheiro e uso de documento falso

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

CNJ aplicou aposentadoria compulsória a 126 magistrados em duas décadas

CNJ adia decisão sobre punições a juízes após STF extinguir aposentadoria compulsória como pena máxima

3 dias atrás
As 12 mentiras de Flávio Bolsonaro

As 12 mentiras de Flávio Bolsonaro

7 dias atrás
Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão por estelionato, lavagem de dinheiro e uso de documento falso

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão por estelionato, lavagem de dinheiro e uso de documento falso

2 dias atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br