Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Cidades

Agentes da Guarda Municipal participam de curso do Exército Brasileiro para atuação em eventos de grande porte

Por Redação
26 de setembro de 2017 - 14:36
em Cidades
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Participam da formação 80 agentes do Departamento de Missões Especiais da Guarda Municipal (Foto: Divulgação)

Um grupo composto por 80 agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH) participa, nesta semana, do curso “Garantia da Lei e da Ordem”, ministrado por militares da 4ª Companhia de Polícia do Exército Brasileiro. O objetivo é capacitar os guardas municipais para  atividades especializadas de controle de distúrbios e policiamento em eventos de grande porte.

Na manhã desta segunda-feira, dia 25, eles tiveram aulas teóricas no Auditório JK, na Prefeitura de Belo Horizonte, sobre os aspectos legais na atuação em controle de distúrbios e policiamento especializado. À tarde, os guardas tiveram acesso a conhecimentos da parte operacional, como o posicionamento das equipes em incursões nos episódios de conflito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Está prevista para hoje, dia 26, a parte prática, que acontecerá no Campo de Instrução do Exército Brasileiro, localizado no Centro de Treinamento Treme Terra (Rua Padre Leopoldo Mertens, 1.734, Bairro São Francisco, na Pampulha). Na ocasião, os agentes irão conhecer a forma legal do uso progressivo da força. Serão utilizados escudos, bastões, bombas e spray de pimenta, que consistem em equipamentos não letais, normalmente  usados na contenção de distúrbios. 

De acordo com o sargento Massad, do Exército, responsável pela parte teórica do curso, os agentes precisam conhecer bem a legislação, para que tenham argumentos que fundamentem a utilização dos armamentos não letais. Ele destaca que é necessário também se precaver, utilizando  meios tecnológicos de registro dos procedimentos, como filmagens e fotos, que comprovem a legalidade das ações. “Mesmo não letais, os armamentos devem ser usados pelo operador de segurança pública somente como um último recurso, em casos de distúrbios e eventos de grande vulto, para manter a garantia da lei”, ressalta.

Participam da formação 80 agentes do Departamento de Missões Especiais da Guarda Municipal, ligados ao Grupamento de Emprego Especializado (GEESP) e ao Grupamento de Fiscalização e Ordem Pública (GFOP). Tais unidades atuam em episódios de maior nível de complexidade, como na prevenção a invasões, ações de fiscalização urbana e ocorrências com maior nível de periculosidade.

Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Massa de ar frio derruba temperaturas em Minas e cidades podem registrar menos de 5°C nesta sexta-feira
Cidades

Massa de ar frio derruba temperaturas em Minas e cidades podem registrar menos de 5°C nesta sexta-feira

Por Redação
19 de junho de 2026 - 05:52
Mulher sobrevive após ser jogada de penhasco na Serra do Rola-Moça em MG
Cidades

Mulher sobrevive após ser jogada de penhasco na Serra do Rola-Moça em MG

Por Redação
26 de maio de 2026 - 15:37

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Monte Verde passará a cobrar taxa ambiental de turistas a partir de julho; veja como funciona

    Monte Verde passará a cobrar taxa ambiental de turistas a partir de julho; veja como funciona

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Messi, Mbappé e Haaland voltam a campo em rodada que pode definir rumos da Copa do Mundo

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Bolsonaro, um idiota

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Prazo para pagar taxa do Enem 2026 termina nesta segunda-feira; inscrição só é confirmada após quitação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Moraes decide nesta semana se Bolsonaro volta ao presídio ou permanece em prisão domiciliar

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

Apreensão de 2,7 toneladas de cocaína leva PF a desarticular esquema internacional de tráfico

PF prende casal acusado de integrar esquema que usava alvarás falsos para libertar presos no Rio

6 dias atrás
Deolane Bezerra é presa em operação contra lavagem de dinheiro do PCC

Justiça transforma Deolane Bezerra e Marcola em réus por suposta lavagem de dinheiro do PCC

5 dias atrás

Prazo para pagar taxa do Enem 2026 termina nesta segunda-feira; inscrição só é confirmada após quitação

20 horas atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br