Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Saúde

Estado entrega mais 368 leitos de UTI

Força-tarefa da SES apurou e recuperou unidades em todas as regiões do estado; 90% estão no interior

Por Redação
7 de maio de 2020 - 15:49
em Saúde

Foto: Gil Leonardi

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O governador Romeu Zema anunciou nesta quinta-feira (7/5) a liberação de mais 368 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), da rede SUS, em hospitais de todas as regiões do estado.

O aporte de unidades de saúde intensiva é fruto de um esforço conjunto, organizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), junto aos municípios, com apoio e recursos da iniciativa privada e também municipais, estaduais e federais.

“Estamos aqui trabalhando firmes e hoje anuncio a entrega de mais 368 leitos de UTI’s em Minas Gerais, sendo mais de 90% no interior. Estamos mapeando todos os leitos de UTI desativados em toda rede hospitalar do Estado, ou leito de UTI em que faltavam equipamentos e concluímos uma etapa desse trabalho”, disse o governador.

A partir da apuração e identificação de possibilidades, a força-tarefa recuperou e disponibilizou leitos que vêm somar ao esforço do Estado em preparar a rede hospitalar para enfrentamento à pandemia da covid-19. “Apesar de estarmos com a pandemia bem controlada em Minas, é sempre bom se preparar para uma situação mais grave. Não sabemos o que pode acontecer. E eu não quero que falte leito para nenhum mineiro. É para isso que estamos trabalhando”, afirmou Zema.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Regiões
Os 368 leitos recuperados estão nas seguintes macrorregiões de Saúde:  Centro, Centro Sul, Leste do Sul, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste e Sul. “Essa ampliação já organiza bastante o fluxo de atendimento para a covid-19 neste momento, evitando que outros atendimentos em UTI deixem de ser realizados”, avalia a superintendente de regulação da SES, Diana Martins Barbosa.

Com o incremento anunciado hoje, a SES dispõe de 11.967 leitos clínicos e 2.381 leitos de UTI na rede pública. Ainda estão previstas novas ampliações nos próximos dias.

Taxa de ocupação
Até o momento (7/5), são 136 pacientes internados em leitos de UTI, em decorrência da covid-19, ou por suspeita da doença e a taxa de ocupação está em 6%.

Em relação aos leitos clínicos, são 486 pessoas internadas por causa da covid-19, ou por suspeita da doença e a taxa de ocupação está em 4%.

A taxa de ocupação geral de leitos de UTI está em 63% e de leitos clínicos está em 66%.

Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Saúde

Inscrições para o Enare 2026/2027 entram na reta final; prazo termina na segunda para residência médica de acesso direto

Por Redação
26 de junho de 2026 - 13:56
Lula inaugura hospital universitário em Divinópolis e anuncia investimentos em saúde, educação e infraestrutura em Minas
Saúde

Lula inaugura hospital universitário em Divinópolis e anuncia investimentos em saúde, educação e infraestrutura em Minas

Por Redação
19 de junho de 2026 - 18:44 - Última atualização: 20 de junho de 2026 - 10:49

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Inscrições para o Enare 2026/2027 entram na reta final; prazo termina na segunda para residência médica de acesso direto

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Lula envia ministro da Defesa à Venezuela para avaliar ajuda brasileira após terremoto

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Saia da zona de conforto e da caixinha e veja o que acontece

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Forró toma conta do Teatro Francisco Nunes em encontro entre Pisa na Fulô e Ceumar

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • O candidato ‘Pastel’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

Vídeo de Michelle expõe crise com Flávio Bolsonaro e amplia divisão no núcleo político da família

Vídeo de Michelle expõe crise com Flávio Bolsonaro e amplia divisão no núcleo político da família

2 dias atrás
Suíça derrota o Canadá, conquista liderança do Grupo B e avança com moral aos 16 avos de final

Suíça derrota o Canadá, conquista liderança do Grupo B e avança com moral aos 16 avos de final

3 dias atrás

Moraes decide nesta semana se Bolsonaro volta ao presídio ou permanece em prisão domiciliar

5 dias atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br