Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Saúde

Exposição de fotos mostra crianças afetadas pelo vírus Zika

Imagens dão visibilidade a menores atingidos pela doença

Por Redação
27 de novembro de 2019 - 13:47
em Saúde

Foto: Simone Silvério Fotografia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Ele me ensinou a ser forte e é o meu combustível. Meu coração que bate fora do peito”,  disse Bárbara Ferreira da Silva, de 32 anos, referindo-se ao filho Bernardo, de 3 anos e 9 meses, diagnosticado com a síndrome congênita do vírus Zika.

Bárbara conta que não teve nenhum sintoma da doença durante a gravidez. “Mas, quando meu filho nasceu, percebi que havia alguma coisa diferente. Ele chorava muito e não dormia, os médicos receitavam chás e massagens, mas não adiantava. Foi só quando o Bernardo já estava com quatro meses, quando passei por um mutirão médico, que meu filho foi diagnosticado. Precisei deixar meu emprego de secretária, sair da cidade de Caruaru, no interior de Pernambuco, e ir para Recife buscar tratamento”, contou.

A comerciante Carolina Calabria de Paula Baptista, mãe da Lis, de 3 anos, contou que o dia a dia é bem puxado. “De segunda a sexta, ela faz terapias pela manhã: fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional e, uma vez por semana, faz fisioterapia aquática. E ainda tem as consultas, é uma criança que tem que ser acompanhada por vários especialistas”, descreveu.

Ela está grávida do segundo filho e disse que ser mãe de criança especial muda apenas a rotina. “Quando você é mãe o amor, independentemente de a criança ter alguma síndrome, não muda, o que muda é o nosso cotidiano, a rotina, que exige mais”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ela, participar da exposição foi uma experiência bem interessante. “As fotos deste ano foram feitas na nossa casa, mostramos o dia a dia da Liz e foi bem interessante, os registros ficaram marcados para sempre. A equipe das fotos está nos acolhendo muito bem”.

Bernardo e Liz são duas das 11 crianças com microcefalia causada pela síndrome congênita do vírus da Zika que participam da exposição fotográfica Toda Criança é Especial, promovida pelo Instituto Luz Natural, uma entidade sem fins lucrativos que usa a fotografia como ferramenta de mudança social.

As crianças foram retratadas por duas especialistas em fotografia infantil. A convite da fotógrafa pernambucana Andréa Leal, a fotógrafa paulista Simone Silvério retratou os pequenos em 2018. As fotos tiveram a intervenção do artista plástico Alyson Carvalho.

Em 2019, um ano e meio depois da primeira sessão, as crianças foram novamente clicadas junto com suas famílias, sob o olhar de Andréa Leal.  O resultado, além do viés artístico, visa a dar visibilidade a essas crianças e dizer que suas necessidades de inclusão, reabilitação e cidadania precisam ser atendidas.

Quando surgiu o surto e com possibilidades de epidemia em 2015, o mundo voltou os olhares para essas crianças. Hoje, há um esquecimento gradativo do assunto no país, mas as consequências para cada bebê de uma mãe que foi infectada na gravidez são para a vida inteira. Enquanto não houver o controle sobre o Aedes aegypti, haverá o risco.  No Brasil, mais de 3 mil crianças nasceram com microcefalia por Zika desde 2015.

Abertura
Depois de passar por Pernambuco, estado onde foi diagnosticado o maior número de casos de Zika no país, a mostra estará em São Paulo a partir de hoje (27), na Galeria Studio Trend, no Alto de Pinheiros. A exposição, com entrada franca, pode ser vista até 20 de dezembro.

As crianças que foram fotografadas para a exposição são atendidas pela Associação Pernambucana União de Mães de Anjos (UMA). A entidade é reconhecida pela luta por maior assistência às famílias desses menores.

Papel social da fotografia
“Trabalhos como esses ilustram bem a questão do papel social da fotografia. A forma com que as famílias encaram desafios gigantescos.

“Histórias como essas de aprendizado, coragem, superação, solidariedade e, sobretudo, amor que quis registrar com minhas lentes e compartilhar por meio do meu olhar. Conviver por algum tempo, deixar-se fotografar e ter imagens legais já trouxe alguns momentos alegres para essas pessoas e, sem dúvida para mim, que tive o privilégio da companhia delas. Espero que isso contribua, de alguma forma, para trazer mais coisas positivas tanto a essas pessoas quanto às que se emocionarem com elas”, disse a fotógrafa Simone Silvério.

Ela participa de vários projetos sociais como, por exemplo, a exposição Mulheres no Espelho, promovida pelo Instituto Viver Hoje, com objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e a Campanha Internacional de Combate à Meningite, com os atletas paraolímpicos brasileiros.

A fotógrafa Pernambucana Andréa Leal criou o Instituto Luz Natural. A entidade, sem fins lucrativos, usa a fotografia como ferramenta de mudança social. Além do projeto Toda Criança é Especial, o instituto promove os projetos Retratos de Mãe, Meu Pai, meu Herói e Luz Natural.

Serviço:
Exposição Toda Criança é Especial –  retrata crianças afetadas pelo vírus da Zika
Fotógrafas: Simone Silvério e Andréa Leal
Abertura: 27 de novembro, às 18h
Exposição: 27 de novembro a 20 de dezembro
Horário: das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira
Local:  Galeria Studio Trend – Rua Costa Carvalho, 213 – Alto de Pinheiros – SP
Entrada franca

Tags: exposição fotográficaInstituto Luz NaturalToda Criança é EspecialVirus Zika
Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Anvisa determina recolhimento de lote da água Crystal após contaminação por bactéria
Saúde

Anvisa determina recolhimento de lote da água Crystal após contaminação por bactéria

Por Redação
3 de junho de 2026 - 09:13
Ypê orienta consumidores a não usarem produtos com lote final 1 após contaminação
Saúde

Anvisa libera retomada da produção da Ypê após correção de falhas sanitárias

Por Redação
30 de maio de 2026 - 07:11

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Eduardo Bolsonaro será julgado por suposta ofensiva internacional contra o STF

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Um novo olhar sobre amigos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Justiça determina prisão de jornalista perseguido por Carla Zambelli

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Eduardo Bolsonaro sugere trocar Pix por sistema dos EUA e vira alvo de críticas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • MEC prorroga inscrições do Enem 2026; prazo agora vai até 12 de junho

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

Eduardo Bolsonaro sugere trocar Pix por sistema dos EUA e vira alvo de críticas

Eduardo Bolsonaro sugere trocar Pix por sistema dos EUA e vira alvo de críticas

2 dias atrás
Cruzeiro chega à pausa da Copa em alta e alimenta sonho de uma grande temporada

Cruzeiro chega à pausa da Copa em alta e alimenta sonho de uma grande temporada

6 dias atrás
Julgamento de Dr. Jairinho tem nova tensão após tentativa de adiar júri no caso Henry

Jairinho é condenado a mais de 43 anos pela morte de Henry Borel; Monique recebe perdão judicial

3 dias atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br