Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Saúde

Carnes processadas aumentam o risco de câncer de mama

Por Redação
4 de abril de 2018 - 10:09
em Saúde
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vida moderna, cada vez mais agitada, dificultou o excelente hábito de preparar os próprios alimentos e deu lugar aos alimentos prontos para consumo ou de fácil preparo. No entanto, grande parte desses alimentos estão associados ao aumento de risco para o câncer.

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, mulheres que consomem três fatias de bacon ou duas salsichas podem ter um risco maior de desenvolver câncer de mama. A pesquisa foi publicada no "European Journal of Cancer".

Durante sete anos, a equipe de investigadores acompanhou mais de 260 mil mulheres britânicas, com idades entre 40 e 69 anos, sem registro prévio de câncer de mama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A análise verificou se as participantes desenvolveram ou não câncer de mama durante o estudo, juntamente com informações sobre status sociodemográfico, fatores de estilo de vida e hábitos alimentares.

Os resultados mostraram que o consumo de apenas 9 gramas de embutidos ao dia (cerca de duas salsichas) aumentou em 21% a probabilidade de ter esse tumor em comparação com aquelas que não consumiram carne processada.

Então, os pesquisadores realizaram uma meta-análise que incorporou os resultados deste estudo com 10 outros estudos, combinando dados de 40.257 casos de câncer de mama em mais de 1,6 milhão de mulheres. Essa investigação mostrou que o consumo de carne processada aumenta significativamente o risco de câncer de mama em 6% das mulheres.

O risco para mulheres na pós-menopausa foi de 9%, levando os pesquisadores a acreditar que o risco pós-menopausa provavelmente é responsável pela porcentagem geral de risco.

"Além dos efeitos conhecidos anteriormente de carne processada em outros tipos de câncer, isso acrescenta mais evidências de que pode ter um efeito deletério sobre o câncer de mama, particularmente em pós- mulheres na menopausa?, disse o co-autor Naveed Sattar, professor da universidade.

Carne processada refere-se a carne vermelha que passou por um processo de salga e fermentação. A revisão não encontrou ligações entre o câncer de mama e carnes vermelhas não processadas, como carne bovina, carne de porco e cordeiro.

Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Anvisa determina recolhimento de lote da água Crystal após contaminação por bactéria
Saúde

Anvisa determina recolhimento de lote da água Crystal após contaminação por bactéria

Por Redação
3 de junho de 2026 - 09:13
Ypê orienta consumidores a não usarem produtos com lote final 1 após contaminação
Saúde

Anvisa libera retomada da produção da Ypê após correção de falhas sanitárias

Por Redação
30 de maio de 2026 - 07:11

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • MEC lança plataforma gratuita para aprender inglês e espanhol

    MEC lança plataforma gratuita para aprender inglês e espanhol

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Urubu de Tom Jobim

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Israel suspende ataques ao Irã após pressão de Trump, mas ofensiva no Líbano continua

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Um novo olhar sobre amigos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Pai de Henry Borel pede anulação do júri que beneficiou Monique Medeiros

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

Eduardo Bolsonaro sugere trocar Pix por sistema dos EUA e vira alvo de críticas

Eduardo Bolsonaro sugere trocar Pix por sistema dos EUA e vira alvo de críticas

5 dias atrás

Mercado eleva previsão da inflação e guerra no Oriente Médio preocupa economia brasileira

1 dia atrás
Carimbó das Minas leva ritmos amazônicos ao palco do Teatro Raul Belém Machado

Carimbó das Minas leva ritmos amazônicos ao palco do Teatro Raul Belém Machado

4 horas atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br