Cultura e Entretenimento

VERdeCINE - Festival socioambiental de filmes recebe inscrições para sua primeira edição

Evento será realizado de seis a nove de junho na cidade de Lavras, Minas Gerais.

Lavras (MG) - Com a proposta de ser um espaço que utiliza o audiovisual para provocar diálogos sobre temas ligados ao ser humano na sua interação com o meio ambiente, o VERdeCINE – Festival Socioambiental de Filmes anuncia sua primeira edição para os dias 6 a 9 de junho, em Lavras, Minas Gerais, e abre inscrições para seleção de produções audiovisuais que vão integrar a programação. A temática está relacionada ao segundo objetivo da Agenda de 2030: fome zero e agricultura sustentável. Produções que dialoguem com estes assuntos, de forma direta ou transversal, podem ser inscritas. As inscrições são gratuitas e estarão abertas  de 19 de fevereiro a 10 de março de 2024 por meio de preenchimento de formulários disponíveis em www.verdecine.com.br

O VERdeCINE é composto por três mostras não competitivas de caráter territorial: a Mostra Brasil, que abrange filmes de qualquer lugar do país; a Mostra Mineira apenas com realizações do Estado, e a Mostra Campo das Vertentes, com produções audiovisuais relacionadas aos territórios desta região mineira. São aceitos filmes de curta e longa-metragem de todos os gêneros, anos e com classificação etária para todos os públicos. As produções escolhidas serão remuneradas pelo Festival e a lista de selecionados será divulgada entre março e abril de 2024 no site e nas redes sociais do VERdeCINE.

A experiência audiovisual tem valor na nossa curadoria. Estamos interessados em filmes que mostrem uma diversidade de personagens, de temas, de formatos e gêneros cinematográficos. Para esta edição queremos nos aprofundar no segundo objetivo da agenda de 2030, trazendo visões inspiradoras e soluções positivas e possíveis para o nosso cotidiano”, explica a idealizadora e coordenadora do Festival, Cristiane Pederiva. Realizado em praça e sala de cinema de Lavras, o festival também terá sessões educativas para escolas, oficina de audiovisual, feira de produtos sustentáveis, mesas de debate, lançamento de livro e atrações artísticas.

Comentários