Coluna

Neruda foi assassinado?


- Marineth, o golpe militar fascista, no Chile, que derrubou o governo socialista de Salvador Allende, completou 50 anos, em 11/9. Ocasionou muitas feridas que não se cicatrizaram, sendo uma delas a morte do poeta e diplomata Pablo Neruda. Também 2023 representa meio século do falecimento dele, em 23/9. Portanto, 12 dias após o golpe. Até hoje paira dúvidas se a morte foi de causa natural ou se ele foi envenenado, como atestaram exames nos restos mortais, este ano.

- Como assim, Athaliba? Ocê deve tá mal com isso, né? Sei da tua admiração pela obra literária do poeta, assim, também, como pela concepção política-ideológica dele. Isso te levou, aliás, a dar o nome de um dos filhos, o caçula, em homenagem a ele. Claro, o Pablo se estende ao Milanés, músico cubano; e ao Picasso, pintor espanhol. Fale-me do caso de envenenamento.

Paloma Amado - filha dos escritores Zélia Gattai e Jorge Amado -  apoiada na perna de Vinicius de Moraes, ao lado do poeta Pablo Neruda, e Jorge Amado, em 1956. (Reprodução) 

- Neruda morreu aos 69 anos, Marineth. E, há dez anos, denúncia de ter sido envenenado levou a exumação dos seus restos mortais. A advogada da família, Elizabeth Flores, afiançou que “o poeta não estava gravemente doente, só tinha câncer de próstata, tinha dores, andava com dificuldade, mas não estava à beira da morte”. Assim, diante disso, Rodolfo Reyes, sobrinho dele, solicitou à justiça exames toxicológico. Queria saber ele fora assassinado por envenenamento.

- E que tipo de veneno especialistas encontraram, Athaliba?

- Marineth, exames foram realizados por pesquisadores de três países. E, 13/2, o resultado apontou grande quantidade da bactéria Clostridium botulinum no organismo de Neruda. Rodolfo declarou que “encontramos a bala que matou Neruda, que estava em seu corpo. Quem disparou? Descobriremos em breve. Não há dúvida que Neruda foi morto por ingerência direta de terceiros”.

- Qual a posição da justiça sobre o assunto, Athaliba?

- Marineth, o relatório foi entregue à Justiça do Chile, que mantém a versão de morte por câncer de próstata. A juíza responsável pelo caso disse que não teve acesso à investigação. Para a família do poeta, o relato do motorista dele, Manuel Araya, confirma o que disse Neruda, de ter “recebido injeção enquanto dormia”. A morte do poeta fora divulgada, algumas horas depois.

- Athaliba, diz-se que ele sofreu muito com o golpe fascista que derrubou Allende.

- O fato é ratificado, Marineth, por Isabel Allende, filha do presidente Salvador Allende. Ela, autora do livro A casa dos espíritos - a obra traduzida em 42 países, com mais de 70 milhões de exemplares -, disse que “ele ficou devastado”. O Palácio de La Moneda foi bombardeado, no golpe fascista comandado pelo general Augusto Pinochet, apoiado e financiado pelos Estados Unidos. Allende foi encontrado morto, na invasão dos militares fascistas e traidores ao palácio.

- Athaliba, aos leitores recomendo assistir o filme A casa dos espíritos, baseado na obra da Isabel. No elenco tem Meryl Streep, Antonio Banderas, Jeremy Irons e Glenn Close. Conta-me quando o poeta Pablo Neruda ganhou o Prêmio Nobel de Literatura?

- Marineth, a ditadura no Chile foi de 1973 a 1990. Estima-se que matou cerca de quatro mil pessoas. Mais de 40 mil foram torturadas e milhares se exilaram. Quando por lá passei, início de 1980, indo para Cuba - o roteiro incluiu o Peru e o México -, o país estava mergulhado em um profundo regime fascista. Mas, o que eu quero lhe dizer, antes de comentar sobre o Prêmio Nobel de Neruda, é algo relacionado à morte dele.

- Phorra, Athaliba, ocê já não falou disso? O que mais tem sobre a morte misteriosa dele.

- Marineth, seguinte: Um amigo, mineiro, advogado e procurador federal aposentado, leu a crônica Militares assassinos punidos. Contou-me que Pablo Neruda morreu no Palácio de La Moneda, durante o bombardeio. Só faltou ele me dizer que o professor chileno, amigo dele, fez tal revelação jurando de pés juntos. Essa versão não se sustenta, mas aguça a imaginação alheia.

- Athaliba, quando Pablo Neruda ganhou o Prêmio Nobel de Literatura?

- Marineth, o poeta ganhou o prêmio em 1971. Ele nasceu em Parral, 12/7 de 1904, com o nome de batismo Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto. O pseudónimo, mais tarde, virou nome legal. Foi senador pelo Partido Comunista do Chile e um dos principais conselheiros de Allende. É o poeta nacional do Chile. O escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez dizia que “ele é o maior poeta do século XX em qualquer língua”. Acho que ele divide com Carlos Drummond de Andrade.

- Athaliba, além do filme baseado na obra da Isabel Allende, sugiro aos leitores assistir O carteiro e o poeta (1994). Vale ver também Neruda - Fugitivo (2015) e ainda Neruda (2016). No mais, é cair de cabeça, literalmente, na poesia dele, começando por “Os versos do capitão”.

Lenin Novaes

202 Posts

Crônicas do Athaliba

LENIN NOVAES jornalista e produtor cultural. É co-autor do livro Cantando para não enlouquecer, biografia da cantora Elza Soares, com José Louzeiro. Criou e promoveu o Concurso Nacional de Poesia para jornalistas, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. É um dos coordenadores do Festival de Choro do Rio, realizado pelo Museu da Imagem e do Som - MIS

Comentários