Coluna

90 MALUQUINHOS POR ZIRALDO

Rio de Janeiro - Nelson Rodrigues dizia que o brasileiro é um Narciso às avessas: odeia a própria imagem.

O mineiro Ziraldo, com certeza, foge à regra ‘rodriguiana’. O cartunista adora ver sua imagem e a de seus personagens em livros. São vários. Livros e personagens. 

Agora, a Melhoramentos, lança mais um: "90 Maluquinhos por Ziraldo - Histórias e Causos” (Editora Melhoramentos - capa dura, 216 páginas).

Com a organização do cartunista mineiro Edra, o livro reúne grandes cartunistas e escritores para celebrar a vida, a obra e a influência de um dos maiores e mais completos artistas da cultura brasileira. 

ZIRALDO
Divulgação - 

Ziraldo é um artista de muita complexidade, pela imensidão de seu talento, pela sua produção profícua e pela diversidade das plataformas em que ele se expressou, em mais de 70 anos de carreira, e 90 anos de vida. 

Reunindo craques do traço como Adão Iturrusgarai, Angeli, Amorim, Aroeira, Ciça, Duayer, Samuca, Santiago, Fausto Bergocce, Jaguar, Jal, Laerte, Maurício de Souza, Miguel Paiva, Reinaldo Figueiredo, Rucke, Spacca, Synnöve, Zé da Silva e outros; e textos de Adriana Falcão, Luiz Fernando Veríssimo, Luís Pimentel, Pedro Bandeira, Ediel Ribeiro, Tiago Melo, Zuenir Ventura, entre outros, a obra homenageia aquele que é um dos melhores cartunistas brasileiros.

E, para homenagear um gênio da arte brasileira, uma capa criada pelo design brasileiro Ricardo Leite, inspirada no cartaz de Bob Dylan, criado por outro gênio: Milton Glaser, design gráfico norte-americano, conhecido mundialmente na cultura popular pela campanha ‘I Love NY’.

O lançamento, neste sábado (10/2), na Livraria Drummond, foi um grande sucesso. Uma tarde/noite ‘Ziraldiana’. Dezenas de pessoas se aglomeraram na simpática e aconchegante livraria do Conjunto Nacional, na Av. Paulista, para render homenagem à arte e ao artista Ziraldo pelos seus 90 anos.

Eu, Spacca, Gonzalo Cárcamo, Pedro Bandeira, Alexandre Coimbra Amaral, Rucke, Edra, Sinnöve, Regina Drummond, e uma penca de artistas que participaram do livro, nos misturamos ao público, distribuindo autógrafos e comentando o sucesso do livro.

Encontros, histórias e relatos emocionantes da trajetória do grande mestre Ziraldo, fotografias dos acervos pessoais dos participantes, e ilustrações  cartuns, caricaturas e textos gostosos de ler permeiam o livro que homenageia a carreira brilhante de Ziraldo dando continuidade às comemorações de aniversário do mestre.

O cartunista Élcio Danilo Russo Amorim, ou simplesmente Edra, é o organizador da obra. Nascido  em Caratinga, (1960), Edra é também idealizador e realizador do ‘Salão Internacional de Humor de Caratinga’, idealizador e diretor da ‘Casa Ziraldo de Cultura’ e fundador da ‘Gibiteca Turma do Pererê’.

Edra iniciou a carreira no ‘Correio Braziliense’, em 1980, trabalhou também no ‘Jornal de Brasília’, ‘Correio do Brasil’  e no ‘Diário de Caratinga’. Publicou 27 livros, entre eles ‘Ao mestre com carinho - Ziraldo 85 anos no traço de 85 talentosos cartunistas’ também pela Editora Melhoramentos.

Livro que deu ao cartunista, em 2019, o 31º Troféu HQ Mix, na categoria "grande homenagem".

Que 'Ziraldo e os 90 maluquinhos' tenha o mesmo sucesso.

Ediel Ribeiro (RJ)

662 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários