Política

Pesquisa Exame/ Ideia aponta Lula 44% e Bolsonaro 33% no 1º turno

Levantamento mostra que o petista venceria o atual presidente também no segundo turno com 47% das intenções de voto

lula x bolsonaro
Fotos: Ricardo Stuckert / Adriano Machado - 

Belo Horizonte - A disputa eleitoral para presidente da republica segue acirrada entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas em todos os cenários, Lula é apontado como o vencedor. 

Pesquisa realizada pelo Exame/Ideia, entre os dias 15 e 20 de julho, mostra que Lula segue com uma boa vantagem a frente de Bolsonaro. O petista aparece com 44% das intenções de voto contra 33% de Bolsonaro no primeiro turno. 

Os resultados também apontaram o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) em terceiro lugar, com 8% das intenções de voto, seguido por Simone Tebet (MDB) que aparece com 4%; e André Janones (Avante), com 1%. Os demais nomes não pontuaram na pesquisa estimulada.

Quando comparado ao último levantamento, os números apontaram para uma estabilidade entre Lula e Bolsonaro que em junho, apareceram com 45% e 36% respectivamente.

No caso de uma disputa entre Lula e Bolsonaro em segundo turno, o petista venceria com 47% contra 37% de Bolsonaro. Em outros cenários testados pela pesquisa, Lula também venceria a disputa contra Simone Tebet e Ciro Gomes. Bolsonaro também derrotaria os dois candidatos em um eventual segundo turno. 

No que diz respeito à rejeição dos candidatos, a pesquisa apontou que, se a eleição fosse hoje, 46% dos eleitores não votariam de forma alguma em Bolsonaro enquanto 40% não votariam no Lula. Quando o assunto é o governo Bolsonaro, a pesquisa apontou que 48% dos brasileiros avaliaram como ruim ou péssimo. Já para 10% dos entrevistados, a gestão é ótima. 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09608/2022 e a margem de erro é de três pontos percentuais.

Comentários