Coluna

Fundação Clóvis Salgado prorroga inscrições para o 24º Festival Internacional de Curtas

Novo prazo vai até 15/5. São aceitos filmes com até 45min de duração, de todos os gêneros - exceto publicitários e institucionais

Paulo Lacerda / Divulgação - 

A Fundação Clóvis Salgado e a Associação Pro-Cultura e Promoção das Artes (Appa), por meio do Cine Humberto Mauro, prorrogam as inscrições do 24º FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, um dos eventos mais importantes de difusão e promoção da produção mundial de curtas-metragens no Brasil.

Realizadores com curtas-metragens finalizados em 2021 ou 2022 têm até domingo (15/5) para se inscrever. O edital está disponível no site da Fundação Clóvis Salgado, no site do FestCurtasBH e no site da APPA.

As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas exclusivamente por meio da plataforma on-line Shortfilmdepot ou pelo site do Festival Festcurtasbh. Serão aceitos filmes com até 45 min de duração, de todos os gêneros – exceto filmes publicitários e institucionais – finalizados em formatos analógicos (35mm e 16mm) e/ou digitais (DCP 2K e 4K, DCP 3D, entre outros). O resultado da seleção será divulgado no dia 16/9, e a realização do festival segue programada para o período de 14 a 23/10, no Cine Humberto Mauro.

Temas e linguagens 

Além das tradicionais Mostras Competitivas – Minas, Brasil e Internacional, o festival conta com as Mostras Paralelas e Especiais, com diferentes propostas temáticas e estéticas. A programação também terá sessões com recurso de acessibilidade, debates com realizadoras e realizadores, seminários, além da já tradicional oficina Corpo Crítico, que busca a formação de novos pensamentos críticos cinematográficos em diálogo direto com as obras exibidas no festival.

A seleção dos curtas-metragens será realizada por uma comissão especializada, com comprovada atuação na área cinematográfica, indicada pela comissão organizadora do festival, que fará a curadoria das mostras competitivas e paralelas. Os nomes escolhidos para integrar a comissão de seleção serão divulgados no site da Fundação Clóvis Salgado e do FestCurtasBH.

O julgamento terá como critérios de avaliação as propostas estéticas e conceituais que se utilizem criativamente dos meios expressivos do audiovisual; a relevância conceitual e temática dos curtas; a inovação; o impacto social e cultural; a contribuição para o aprimoramento da linguagem audiovisual, e a qualidade da narrativa e abordagem cinematográfica.

Prêmios

Os filmes selecionados para as Mostras Competitivas serão avaliados por um júri oficial convidado pelo festival, a ser divulgado posteriormente, e concorrerão ao Troféu Capivara de Melhor Filme em cada categoria (Minas, Brasil e Internacional), além de prêmio no valor bruto de R$ 5 mil.

Além dos prêmios oficiais do júri, todos os filmes selecionados que participam de mostras competitivas e paralelas concorrem ao prêmio do júri popular, que será definido a partir de votação do público durante a mostra, e receberá, além do troféu, o valor bruto de R$ 3 mil. 

O 24º FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, tem patrocínio máster da Cemig, ArcellorMittal, Instituto Unimed-BH, AngloGold Ashanti e Usiminas, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura. Também tem patrocínio da MGS, viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Possui apoio cultural do Instituto Hermes Pardini.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

Comentários