Coluna

PATTY & FATTY - TIRINHA COMPLETA 18 ANOS HOJE.

Há exatos 18 anos atrás - no dia 10 de outubro de 2003 - eu publicava pela primeira vez, no jornal "O Municipal", do Rio de Janeiro, a tirinha com a personagem, inspirada na minha filha Patty.

Patty & Fatty - 18 ANOS

Patty & Fatty é uma tira de quadrinhos nacional criada por mim e publicada desde 2003, no jornal “O Municipal”, do Rio de Janeiro. Atualmente, a tira pode ser vista no jornal "Expresso", do grupo "O Globo" e em diversos sites e blogs.

Reprodução - 

A tira gira em torno das aventuras dos Palmer’s, uma família disfuncional que consiste nos pais Ed e Emma Palmer, a filha adolescente, Patty e o seu animal de estimação, o cão Fatty.

Ed Palmer é um cartunista perdedor, meio trapalhão, idiota, sarcástico, mulherengo e gentilmente subversivo que trabalha em casa onde vive com a mulher, a filha e o cão. Sua maior obsessão é criar um herói de história em quadrinhos que o leve ao sucesso e o tire da vida monótona e patética em que vive. Para a filha, ele é uma fonte de renda e problemas. Para a mãe, é um banco 24 horas.

Emma é uma dona-de-casa e radialista, obcecada por dietas. Tem um programa de rádio onde da dicas e conselhos nada ortodoxos. Para a filha ela é um mal necessário. Para o marido é o que sobrou da mulher após a maternidade.

Reprodução - 

Patty, a filha adolescente, é preguiçosa, sarcástica, pragmática, mal humorada, esnobe e tem um incrível senso crítico. Adora dormir, ver TV e odeia macarrão instantâneo. Questiona a situação da mulher moderna na sociedade, os homens, o sexo, o relacionamento entre pais e filhos, as dificuldades dos adolescentes e a visão peculiar da juventude no mundo globalizado. Aparenta ser muito mais velha, embora se sinta mais nova. Vive os problemas e as perplexidades que vive toda adolescente urbana de hoje.Está atravessando a "incrível" e "assustadora" fase da vida em que já se sabe de tudo e ainda não deu para esquecer-se de nada.

Fatty é o cão da família, um ser antropomórfico que bebe e está acima do peso. Fatty é confidente, franco porém cruel. É o membro da família que tem a incomparável vantagem de poder se dedicar em tempo integral à tarefa de infernizar a vida dos demais. Ele dorme o dia todo e não tem função a cumprir em casa, além claro, de comer, beber, dormir e ver TV.

Parabéns a todos os personagens da tirinha!

Ediel Ribeiro (RJ)

663 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários