Esportes

Clubes ingleses anunciam saída da Superliga e projeto desmorona em dois dias

Manchester City, do brasileiro Gabriel Jesus, foi o primeiro clube a anunciar sua saída da Superliga (Foto: Reprodução/Twitter ManCity)

Rodeada de polêmicas desde que foi criada, a nova Superliga europeia entrou em colapso, nesta terça-feira, após seis clubes da liga inglesa anunciarem a saída do projeto.

O Manchester City foi o primeiro a recuar na empreitada, sendo seguido por Arsenal, Manchester United, Liverpool, Tottenham Hotspur e Chelsea, completando o desembarque completo dos "Seis Grandes" da Inglaterra.

Em comunicado, a Superliga disse que vai reconsiderar os passos para reformular o projeto, e afirmou considerar que a proposta está em linha com a legislação europeia.

A liga, que foi anunciada no domingo com 12 membros fundadores, agora fica com três clubes italianos --Milan, Juventus e Inter de Milão-- mais os espanhóis Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri.

A Superliga argumenta que sua criação aumentaria as receitas dos principais clubes da Europa e permitiria que eles distribuíssem mais dinheiro para o restante do esporte, porém sofre resistência das principais entidades do futebol, outros clubes e organizações de torcidas que argumentam que o novo torneio aumentaria o poder e a riqueza dos times de elite.

Diferentemente da atual Liga dos Campeões, na qual equipes precisam se classificar através de suas ligas nacionais, os clubes fundadores da Superliga teriam todos os anos vagas garantidas na competição.

Comentários