Saúde

Prefeitura organiza drive-thru para vacinar trabalhadores da saúde em Itabira

drive-thru vacinacao profissionais da saude

Devido ao limitado número de doses de vacinas contra o coronavírus (Covid-19) distribuídas pelo Estado até o momento, a Prefeitura de Itabira está organizando uma escala de imunização dos profissionais da saúde que trabalham no município. A estrutura para o drive-thru funcionará de quinta-feira (11) a sábado (13), no estacionamento da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi). Entretanto, é necessário observar alguns critérios para que o imunizante seja recebido.

Na quinta (11) e sexta-feira (12), o drive-thru acontecerá das 9h às 16h30 e vai atender somente profissionais da saúde acima de 45 anos das clínicas/ consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia diretamente envolvidos no atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. É necessário levar número de inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), CPF, documento de registro no respectivo Conselho e caneta para assinar o comprovante de recebimento da vacina.

No sábado (13), o drive-thru ocorrerá das 9h às 12h e vai abranger apenas trabalhadores dos laboratórios de análises clínicas, clínicas de diagnóstico por imagem e farmácias que coletam material e/ou fazem o teste da Covid-19. Quem trabalha na recepção e limpeza das clínicas/ consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia terá direito à imunização nesta data. Serão exigidos no momento da vacinação o CPF e documento de registro no respectivo Conselho (se for o caso). Também é necessário levar caneta. Não haverá restrição quanto à idade: entretanto, a listagem dos profissionais aptos à vacinação precisa ser protocolada no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) até as 16h desta quarta-feira (10). No ofício, devem constar os nomes dos trabalhadores, data de nascimento, CPF e função exercida.

A SMS ressalta: não serão incluídos nesta remessa trabalhadores dos setores administrativos, recursos humanos, call center, faturamento, entre outros. O cronograma segue o Programa Nacional de Imunização (PNI), que definiu os grupos prioritários conforme critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. O telefone para esclarecimento de dúvidas é 3839-2608 (setor de Imunização).

Números atualizados
Conforme o vacinômetro da SMS, até terça-feira (9) foram aplicadas 824 doses em profissionais da linha de frente do Hospital Nossa Senhora das Dores, Pronto-Socorro e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); 297 em profissionais do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC); e 640 em trabalhadores da Atenção Primária e Secundária, totalizando 1.761 doses para profissionais da saúde.

Nas instituições de longa permanência, foram 160 doses aplicadas: 108 em funcionários, 29 em idosos e 23 doses em jovens e adultos com deficiência que estão em residência inclusiva. Nesta contagem, já estão incluídas as 43 vacinas da segunda dose. Houve ainda 14 doses destinadas a aplicadores da SMS que lidam diretamente com a Covid-19. Com isso, o número total de doses de vacinas aplicadas em Itabira chega a 1.935.

Comentários