Turismo

Parque Estadual Mata do Limoeiro se prepara para 7ª Edição do Ecofolia

Unidade de conservação terá programação cultural e educativa para o feriado de Carnaval

O Parque Estadual Mata do Limoeiro possui 2.056 hectares e está localizado na Serra do Espinhaço
O Parque Estadual Mata do Limoeiro possui 2.056 hectares e está localizado na Serra do Espinhaço. (Divulgação/IEF)

A edição do Ecofolia 2020, evento do Parque Estadual Mata do Limoeiro, está prevista para este feriado de Carnaval. A unidade de conservação localizada em Itabira, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), terá programação com atividades ambientais, voltadas para a valorização do envolvimento da comunidade local na defesa da reserva.

“Meu coração bate pela mata” é o tema desta edição, que terá cinco dias de atividades. A lista inclui um painel com debates sobre o parque com instituições e lideranças locais, caminhada noturna, apresentações culturais, lançamentos da exposição “Drummond: Vida e Obra”, trilha dos sentidos, plantio de mudas, homenagens, palestras, entre outras programações.

Segundo o gerente do parque, Alex Luiz Amaral Oliveira, a cada ano, o projeto vem crescendo e envolvendo mais participantes, o que reafirma o valor e a importância do parque e dos projetos desenvolvidos. “O Ecofolia permite envolver participantes, comunidades e visitantes num propósito único de vivência e entendimento da importância das unidades de conservação e das ações ambientais como um todo”, afirma.

O projeto conta com patrocínio e apoio de empresários locais, da Prefeitura de Itabira e do Ministério Público. A realização é feita pelos servidores do Parque Estadual Mata do Limoeiro e do IEF.

Revista Gigante Verde
A 20º edição da Revista Gigante Verde será lançada durante o evento. Pela primeira vez a publicação será impressa e distribuída a moradores e a visitantes como forma de divulgação e conhecimento das ações desenvolvidas no parque e seu papel de proteção e inclusão.

Voluntariado
O projeto se fortalece anualmente e faz com que o parque e seu entorno se tornem mais conhecidos. Essa edição contará com a participação de voluntários de dez localidades: Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal.

Foram selecionados 40 voluntários entre os 322 inscritos. A maior parte é composta por estudantes da área ambiental como engenheiros, biólogos, veterinários, gestores e técnicos ambientais.

Prêmio Hugo Werneck
O evento se destacou nacionalmente quando foi indicado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das cem ações desenvolvidas em unidades de conservação de grande importância e referência em mobilização e educação ambiental. O Ecofolia ainda venceu o Prêmio Hugo Werneck em 2016 e já foi apresentado no I Fórum Internacional de Gestão de Unidades de Conservação, realizado em Brasília/DF, como projeto convidado.

O parque
O Parque Estadual Mata do Limoeiro possui 2.056 hectares e está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó. Na unidade de conservação podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado, além de pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu.

Na fauna já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente somente em áreas de Mata Atlântica. O parque apresenta diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, além de abrigar corredeiras, mirantes e grutas. A unidade de conservação faz parte de projetos de educação ambiental e mobilização social. 


Serviço
Ecofolia no Parque Estadual da Mata do Limoeiro
Data: 21/2 (sexta-feira) a 25/2 (terça-feira)
Horário: 8h às 19h
Local:  Antiga escola Ipocarmo, S/N, Itabira
Programação completa: clique aqui

Comentários