Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Esportes

Palmeiras faz 2 a 0 e decreta rebaixamento do Cruzeiro à Série B

Raposa terminou a competição em 17º lugar, com apenas 36 pontos, três a menos que o Ceará

Por Redação
9 de dezembro de 2019 - 15:02
em Esportes

Torcida lamenta a queda do time para série B do Campeonato Brasileiro. (Felipe Correia/Photo Premium/Folhapress)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em partida tensa, o Palmeiras supera o Cruzeiro em pleno Mineirão e decreta o primeiro rebaixamento da Raposa em sua história. Prestes a completar 99 anos, o clube mineiro não resistiu a pressão imposta pelos escândalos extracampo, que somados à péssimas atuações dentro das quatro linhas, foram determinantes na queda do time celeste. Torcendo pelo tropeço do Ceará e precisando de uma vitória em casa, o Cruzeiro foi facilmente dominado pelo Palmeiras que venceu a partida por 2 a 0 com gols de Zé Rafael e Dudu. 

Ainda no primeiro tempo os torcedores celestes tiveram as esperanças de permanência na elite do futebol renovadas. Isso porque na outra partida, o Botafogo seguia vencendo o Ceará e com esse resultado dependia apenas do Cruzeiro fazer a sua parte. Logo que o Botafogo abriu o placar, o Mineirão inteiro comemorou como se fosse um gol do Cruzeiro e isso parece ter acordado os jogadores em campo que passaram a buscar o gol com mais intensidade. Porém, a falta de criatividade do ataque falava mais alto e o primeiro tempo terminou com o jogo empatado. Os times foram para os vestiários e a esperança do torcedor cruzeirense era que a equipe voltasse na etapa complementar mais disposta em buscar a vitória.

Porém, o segundo tempo começou e novamente o que se via em campo era um time assustado, errando inúmeros passes e insistindo em jogadas que paravam na defesa palmeirense. Sem conseguir se encontrar em campo o Cruzeiro acabou dando espaço para o Palmeiras fazer o seu jogo, e aos 11 minutos, depois de bela jogada de Dudu, o Palmeiras abriu o placar com Zé Rafael. Para piorar ainda mais a situação, pouco depois de sofrer o gol o Cruzeiro recebeu a notícia de que o Ceará acabara de empatar no Rio de Janeiro. O silêncio tomou conta do Mineirão. O nervosismo e a apreensão eram evidentes no rosto de cada jogador e torcedor presente no estádio. No fim, coube a Dudu, revelado na base do Cruzeiro, marcar o segundo gol que selou de vez o destino do clube mineiro.

Após o segundo gol teve início um princípio de tumulto e torcedores revoltados começaram a quebrar cadeiras que foram arremessadas para dentro de campo. Houve muito corre-corre e algumas tentativas de invasão, com isso, o jogo precisou ser paralisado aos 40 minutos da etapa final. O clima ficou pesado, com bombas sendo jogadas nas arquibancadas. Câmeras de TV flagraram um torcedor saindo carregado, aparentemente machucado, enquanto outro era atendido na arquibancada.  A Polícia Militar precisou intervir e como não havia mais condições de segurança, o árbitro Marcelo de Lima Henrique encerrou a partida. A administração do Mineirão publicou mensagens no telão solicitando para que os torcedores evacuassem o estádio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E assim, o Cruzeiro encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro, amargando o primeiro rebaixamento em sua história. 

O que levou a queda da Raposa?
O ano de 2019 vai ficar marcado para sempre na história do Cruzeiro de uma maneira que torcedor jamais queria. No entanto, a queda da Raposa é o resultado de uma sequência de desacertos no clube, dentro e fora das quatro linhas. 

Sérios problemas financeiros, uma crise administrativa sem precedentes, denúncias de irregularidades da diretoria e outra série de fatores resultaram em investigações policiais. A pressão interna provocou a queda do vice- presidente de futebol, Itair Machado, assim como o diretor-geral Serginho que pediu demissão. O presidente Wagner Pires de Sá escapou graças a uma manobra, quando colocou o ex-presidente Zezé Perrella no comando do futebol, já na reta final.

Em campo, o que se viu foi um elenco milionário que não deu retorno esperado. Em meio aos desmandos o clube teve nada menos que quatro treinadores no Brasileiro: Mano Menezes, Rogério Ceni, Abel Braga e Adilson Batista. 

Uma campanha medíocre, somada a todos esses fatores não poderia ter outro resultado: o rebaixamento.

Agora o clube terá que rever suas prioridades e planejar como será o comportamento do time em 2020, já que o rebaixamento traz consigo uma queda substancial nas receitas do Cruzeiro que vão passar de R$ 70 milhões para R$ 10 milhões na próxima temporada.

Tags: Campeonato Brasileiro 2019CruzeiroCruzeiro Esporte ClubeSérie B
Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Cabo Verde desafia a Argentina, leva a campeã ao limite e se despede como a grande surpresa da Copa
Esportes

Cabo Verde desafia a Argentina, leva a campeã ao limite e se despede como a grande surpresa da Copa

Por Ageu Ebert
4 de julho de 2026 - 09:29
França e Argentina iniciam caminhada na Copa de 2026 com status de favoritas ao título
Esportes

Oitavas de final começam neste sábado com confrontos que prometem equilíbrio e favoritismo em jogo

Por Redação
4 de julho de 2026 - 09:09

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br