Turismo

Governo de Minas firma acordo inédito para promover o Destino Mantiqueira

Declaração de interesse foi assinada pelo Ministério do Turismo, Secult e secretarias de Turismo do Rio de Janeiro e São Paulo

O Parque Estadual Serra do Papagaio está localizado na Serra da Mantiqueira. (Evandro Rodney)
O Parque Estadual Serra do Papagaio está localizado na Serra da Mantiqueira. (Evandro Rodney)

Os atrativos turísticos e culturais da Serra da Mantiqueira serão fortalecidos com o lançamento do projeto “Destino Mantiqueira”. Com o emblema “O ano todo, a serra inteira”, a iniciativa busca valorizar os produtos e roteiros regionais, fomentando parcerias e valorizando o turismo de experiência nos municípios envolvidos. A cerimônia ocorreu durante a Semana Nacional do Turismo, em andamento na capital mineira até esta sexta-feira (6/12).
 
São parceiros no projeto, além da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), as Secretarias de Turismo de São Paulo e Rio de Janeiro, o Ministério do Turismo e nove Instâncias de Governança Regionais: Circuito das Águas, Circuito das Águas Paulista, Circuito Caminhos da Mantiqueira, Circuito Serras de Ibitipoca, Circuito Serras Verdes, Circuito Terras Altas da Mantiqueira, Circuito Trilhas dos Inconfidentes, Mantiqueira Paulista e Região das Agulhas Negras.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, o projeto dá à região a oportunidade de mostrar todas as suas potencialidades.

“O Destino Mantiqueira impacta três estados e cerca de 100 municípios. Esta é uma grande ferramenta de ativação econômica para Minas Gerais. Poderemos estimular a geração de emprego e renda via turismo de experiências, fortalecendo os circuitos do azeite, o balonismo, os roteiros de café, os nove roteiros estaduais que estão envolvidos nos Circuitos da Mantiqueira”, celebra.

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, pontua que o Governo de Minas Gerais vê o turismo como fundamental para a transformação da economia do Estado e que deve ser incentivado, mesmo em um cenário de agenda de equilíbrio fiscal necessária.

Com a novidade, o Ministério da Saúde espera contribuir para que o destino se transforme em um dos mais importantes do Brasil.

Também participaram da solenidade de anúncio da parceria os secretários de Turismo do Rio de Janeiro, Otavio Leite, e de São Paulo, Marcelo Costa, a secretária de Turismo de São Lourenço (MG), Joana Maria Coelho, e a presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), Eliane Parreiras.

Diversidade
Preparada para receber um alto número de visitantes, a Mantiqueira, com uma extensão de cerca de 500 km, integra mais de 100 cidades em três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A região reúne grande diversidade de atrativos turísticos, com passeios vão de Maria Fumaça a viagens de balão, passando por spas relaxantes e rotas de cicloturismo, além de municípios produtores de cafés especiais, azeites e queijos premiados mundialmente. No destino, o viajante encontra roteiros gastronômicos, rurais, religiosos, culturais e de ecoaventura.

Comentários