Política

Lula envia carta a Rodrigo Maia agradecendo atuação contra transferência para SP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), agradecendo o deputado e demais parlamentares pelo esforço para evitar sua transferência para uma unidade prisional em São Paulo.

"Manifesto que assisti a uma oportuna e inequívoca demonstração de defesa das garantias individuais e do Estado Democrático de Direito", escreveu Lula. 

O ex-presidente agradeceu o que ele classificou como "gesto de solidariedade" e disse que, "com fé no Brasil", tem "a certeza de que ainda vamos reencontrar a Justiça, a prosperidade e a paz". 

A mensagem foi entregue a Maia por líderes do PT na Câmara.

ex-presidente luiz inácio lula da silva
Ex-presidente Lula (Foto: Victor Moriyama/Getty Images)

No dia em foi determinada a transferência de Lula, uma comitiva de deputados saiu a pé do Congresso e atravessou a Esplanada em direção ao Supremo para uma audiência com o presidente da corte, ministro Dias Toffoli.

Na ocasião, Rodrigo Maia chegou a determinar o adiamento de pautas em votação para que os deputados pudessem ir ao STF pressionar contra a transferência de Lula.

Por 10 votos a 1, os ministros do STF decidiram manter o ex-presidente preso na Superintendência da Polícia Federal até que a Segunda Turma do Tribunal conclua a análise de pedido de suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, no julgamento do processo do triplex do Guarujá (SP).

Comentários