Coluna

Pedido de abertura de CPI na Câmara de Itabira:

Uma prova de fogo para os vereadores

As inúmeras denúncias de corrupção que pipocaram na cidade nos últimos dias deixaram o itabirano revoltado. Durante a semana todos os comentários nas redes sociais eram sobre as denúncias de desvio de materiais na secretaria de obras da Prefeitura.

A indignação do itabirano é grande, certamente porque o combate à corrupção foi o carro chefe da campanha de Dr. Damon, mas desde que assumiu o poder o que se vê são denúncias todos os dias e nada de apuração. Logo no início de seu governo, Damon contratou empresas sem licitação, endividou o município, depreciou o serviço público e criou o maior cabide de empregos jamais visto na história da administração pública de Itabira. Hoje o prefeito enfrenta vários processos na justiça e tenta distorcer a opinião pública com falácias, sempre responsabilizando outros pelo caos que se instalou na administração.

Na última terça-feira (23) o vereador Geraldo Torrinha (PDT) apresentou pedido de abertura de uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - para investigar as últimas denúncias de desvio de material de construção na secretaria de obras. O documento, lido em plenário, precisa da assinatura de pelo menos seis vereadores, mas apenas Bernardo Mucida (PSB) assinou com o vereador Torrinha. Coletar mais quatro assinaturas na base de Damon parece missão impossível, mas o apelo popular em favor da CPI pode sensibilizar seus colegas. Torrinha leu o documento em plenário e foi logo advertido pelo líder do governo Rodrigo Diguerê (PV) que discordou do vereador. “A oposição quer forçar a discussão sobre um assunto que ainda não foi alvo de ação na Justiça”. Ora, em outras palavras o líder do prefeito acabou por dizer que a Câmara é uma instituição sem função no governo Damon. Se essa responsabilidade de fiscalizar ficar apenas a cargo do Ministério Publico pode-se dizer que a Câmara é desnecessária. O Ministério Público tem uma função importante nesse processo, mas não pode a Câmara se negligenciar diante de tão graves denúncias.

O eleitor precisa estar atento. Apurar essas denúncias é de extrema importância para moralizar a administração pública e punir os culpados, se houver. Agora é hora de saber quem vota em favor do povo e quem vota movido por interesses pessoais, saber quem merece o seu voto ou não nas próximas eleições. Essas apurações deveriam ser apoiadas pelos 17 vereadores, até porque ninguém pode ser considerado culpado por estar sendo investigado. Se o prefeito não tem nada o que esconder, deveria pedir a sua base para que assine em favor da investigação, pois quem não deve não teme. O maior interessado nesta CPI deveria ser o próprio prefeito, que venceu a eleição prometendo combater com rigor toda corrupção e não pode agora querer colocar "panos quentes" na esperança de que tudo caia no esquecimento.

A próxima reunião da Câmara será amanhã (30) a partir das 14 horas com transmissão ao vivo pelas rádios Pontal FM e Itabira AM.

Geraldo Ribeiro (MG)

25 Posts

Causos e Crônicas

Comentários