Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Saúde

Lar de Ozanam: Prefeitura auxiliará instituição em adoção de medidas mais rigorosas contra a Covid-19

Prefeito Marco Antônio Lage e vice Marco Antônio Gomes conversaram com a direção da entidade nesta segunda-feira (18) para entender surto de infecções

Por Redação
19 de janeiro de 2021 - 06:53
em Saúde

Divulgação / PMI

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Prefeitura de Itabira irá auxiliar o Lar de Ozanam na adoção de medidas mais rigorosas de prevenção à proliferação do coronavírus. Em visita à instituição nesta segunda-feira (18), o prefeito Marco Antônio Lage e o vice, Marco Antônio Gomes, conversaram com a direção sobre o surto de infecções por Covid-19 que já atingiu 25 dos 50 idosos da casa de longa permanência. Os gestores municipais se comprometeram a atender medidas emergenciais apresentadas pelos funcionários.

O surto atinge metade dos internos do Lar de Ozanam. Também estão infectados cinco funcionários, além de outros dois afastados por suspeita de terem contraído a Covid-19. Dos 25 idosos que estão com a doença, quatro estão internados em leitos de enfermaria (três no Hospital Nossa Senhora das Dores e um no Hospital Municipal Carlos Chagas) e 21 permanecem em isolamento na própria instituição (12 assintomáticos e 9 com sintomas leves).

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o primeiro caso foi registrado ainda em dezembro do ano passado, em uma funcionária. Depois, vieram as confirmações de infecções nos idosos, datadas a partir de 6 de janeiro. Desde então, o município tem realizado testes diários nos internos, incluindo nos assintomáticos, além de prestar auxílio no manejo e nas medidas de isolamento dos que testaram positivo.

Durante a visita, prefeito e vice foram recebidos na sala da direção, que é desvinculada ao local onde estão os idosos. A médica responsável pelo Lar de Ozanam, Geovana Gomes, explicou as medidas que são adotadas na instituição desde março, início da pandemia no Brasil. Ela reforçou que estão proibidas qualquer tipo de visita à entidade e que os idosos só deixam a casa para tratamentos de saúde que não são possíveis de serem realizados no próprio ambiente de acolhimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o surto, no entanto, o Lar de Ozanam teve de adotar novas ações. Foi criada uma ala específica para acomodar os infectados e todos estão sendo monitorados por meio de uma tabela que especifica exatamente o dia da testagem e quando é o fim do isolamento. Por se tratar de grupo de risco, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que os idosos não cumpram apenas os 14 dias preconizados, mas que fiquem isolados por até 20 dias.

Para atender à demanda da nova ala, a direção do Lar de Ozanam solicitou à Prefeitura de Itabira auxílio para contratação emergencial de técnicos de enfermagem e cuidadores. Também foi pedido ajuda para aquisição de oxigênio, insumos e medicações complementares. Ficou acordado que a equipe da instituição apresentaria uma planilha de valores à SMS ainda na manhã desta terça-feira (19) para que tudo estivesse pronto na quarta-feira (20).

“Viemos à instituição entender o que estava acontecendo. Por mais que já estivéssemos acompanhando via Secretaria de Saúde, é grave quando se tem a notícia de que 25 idosos de um lar testaram positivo para uma doença que coloca em risco justamente as pessoas dessa faixa etária. Conhecemos as medidas e nos colocamos à disposição para ajudar no que for possível para encerrar de vez esse surto e tirar os idosos do risco”, comentou o prefeito Marco Antônio Lage.

Tags: covid-19ItabiraLAR DE OZANAMpandemia
Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Saúde

Inscrições para o Enare 2026/2027 entram na reta final; prazo termina na segunda para residência médica de acesso direto

Por Redação
26 de junho de 2026 - 13:56
Lula inaugura hospital universitário em Divinópolis e anuncia investimentos em saúde, educação e infraestrutura em Minas
Saúde

Lula inaugura hospital universitário em Divinópolis e anuncia investimentos em saúde, educação e infraestrutura em Minas

Por Redação
19 de junho de 2026 - 18:44 - Última atualização: 20 de junho de 2026 - 10:49

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Inscrições para o Enare 2026/2027 entram na reta final; prazo termina na segunda para residência médica de acesso direto

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • STF forma maioria parcial para liberar pagamento retroativo de penduricalhos a magistrados e membros do Ministério Público

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Lula envia ministro da Defesa à Venezuela para avaliar ajuda brasileira após terremoto

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Suíça derrota o Canadá, conquista liderança do Grupo B e avança com moral aos 16 avos de final

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • O candidato ‘Pastel’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

Keir Starmer anuncia renúncia e Reino Unido se prepara para ter o sétimo primeiro-ministro em uma década

Keir Starmer anuncia renúncia e Reino Unido se prepara para ter o sétimo primeiro-ministro em uma década

6 dias atrás
STF aponta “múltiplos acessos ilegais” a dados de ministros e parentes

STF forma maioria parcial para liberar pagamento retroativo de penduricalhos a magistrados e membros do Ministério Público

2 dias atrás
Messi marca três vezes, entra para a história e conduz Argentina em estreia dominante na Copa

Messi, Mbappé e Haaland voltam a campo em rodada que pode definir rumos da Copa do Mundo

6 dias atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br