O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, registrou em 2025 o maior público de sua história. Ao todo, 357.684 pessoas visitaram o museu até agora, e a projeção é alcançar 361 mil visitantes até o fim de dezembro — um crescimento de 8,5% em relação a 2024.
O recorde ocorre em um momento simbólico para a instituição, que completa 20 anos de atuação em 2026 e prepara um calendário especial de exposições, inaugurações e atividades culturais ao longo do próximo ano.
Segundo a diretora-presidente do Inhotim, Paula Azevedo, o resultado é reflexo do processo de institucionalização iniciado em 2022, após a doação do acervo e da área pelo fundador Bernardo Paz.
“Investimos em gestão, em um modelo forte de governança, ampliamos os patrocínios, fortalecemos a programação, o compliance, democratizamos o acesso e nos aproximamos do território. O resultado é concreto. Em 2026, ano de aniversário, seguimos comprometidos em fortalecer o museu e projetá-lo para o futuro”, afirmou.
Férias com acesso ampliado
Como parte da programação de férias e com foco na ampliação do acesso, o Inhotim anunciou que, em janeiro, funcionará também às terças-feiras, dia em que será oferecida meia-entrada para todos os públicos. A iniciativa amplia os dias de visitação durante o recesso escolar e cria novas oportunidades para famílias, turistas e moradores da região.
Reconhecido como o maior museu a céu aberto da América Latina, o Inhotim integra arte contemporânea, paisagem e biodiversidade em um território que reúne galerias imersivas, obras comissionadas, jardins botânicos e ações educativas voltadas a públicos diversos.
O que vem por aí em 2026
A programação comemorativa dos 20 anos prevê oito inaugurações, além de uma exposição que revisita marcos da história da instituição. De acordo com a diretora artística Júlia Rebouças, o museu vai articular obras históricas do acervo com novos projetos.
Entre os destaques estão o retorno de “The Murder of Crows” (2008), de Janet Cardiff e George Bures Miller; a reforma da galeria de Cildo Meireles, que receberá uma obra inédita no Inhotim; além de projetos de artistas como Dalton Paula, Davi de Jesus do Nascimento e Lais Myrrha, que inaugura uma escultura de grandes dimensões ao ar livre. A celebração culmina em 18 de outubro, data do aniversário do museu, com programação especial e entrada gratuita.
Localização
O Inhotim fica em Brumadinho, a cerca de 60 km de Belo Horizonte — aproximadamente 1h15 de viagem pela BR-381 (sentido BH/SP). Também é possível chegar pela BR-040 (sentido BH/Rio), com acesso pelo Retiro do Chalé.






