Brasil

Carla Zambelli passa mal e audiência sobre extradição é interrompida na Itália, dizem advogados

Tribunal de Roma avalia se ex-deputada seguirá presa enquanto analisa pedido para retorno ao Brasil

carla zambelli
Foto: Lula Marques/ABR - 

Belo Horizonte - A audiência que poderia definir o futuro da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na Itália foi interrompida nesta quarta-feira (13), após ela alegar estar passando mal ao chegar ao Tribunal de Apelação de Roma. Segundo a defesa, uma médica foi acionada para avaliá-la e a sessão não seria retomada no mesmo dia. Até o fim da manhã, a Justiça italiana não havia confirmado oficialmente o adiamento.

O encontro estava previsto para discutir se Zambelli permanecerá detida ou poderá responder em liberdade ao processo de extradição solicitado pelo Brasil. A defesa afirma que problemas de saúde justificariam sua soltura.

Prisão e processo
Zambelli foi detida no fim de julho, em território italiano, após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar sua prisão. Ela havia deixado o Brasil dias depois de ser condenada a dez anos de prisão por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O mandado de prisão foi expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF. Agora, cabe à Justiça italiana decidir sobre o pedido de extradição apresentado pelo governo brasileiro.

Comentários