Diante das recusas de vários técnicos brasileiros, o Cruzeiro foi buscar seu novo comandante no futebol europeu. Na noite desta quarta-feira, o clube celeste confirmou o português Paulo Bento, ex-treinador da seleção de Portugal na Copa do Mundo de 2014, como substituto de Deivid no comando da equipe cruzeirense.
A negociação foi conduzida pelo vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Bruno Vicintin, e pelo diretor de futebol, Thiago Scuro, que foram a Lisboa acertar com o técnico lusitano. Paulo Bento assinou contrato até dezembro de 2017 e chega na próxima segunda-feira ao Brasil.
Ex-jogador da seleção portuguesa, Paulo Bento, de 46 anos, começou sua carreira como técnico na base do Sporting-POR em 2004 e acabou recebendo a chance de comandar o elenco profissional da equipe de Lisboa em 2005.
Em quatro temporadas à frente do Sporting, Paulo Bento conquistou dois troféus da Taça de Portugal e da Supertaça de Portugal, porém não chegou a se sagrar campeão da liga local, terminando por quatros anos consecutivos na segunda colocação. Vale lembrar que em 2009, o treinador levou a equipe de Lisboa a inédita classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.
O constante bom desempenho levou o técnico a comandar a seleção portuguesa. Por Portugal, Paulo Bento seguiu em ascensão na carreira e levou a equipe lusitana às semifinais da Eurocopa de 2012. O treinador, contudo, amargou uma eliminação na primeira fase da Copa do Mundo de 2014, somando apenas quatro pontos no grupo G da competição.
Pouco depois, Paulo Bento acabou demitido após uma decepcionante derrota por 1 a 0, em casa, para Albânia, já pelas eliminatórias da Eurocopa de 2016. Desde então, o treinador vinha se mantendo afastado do mercado, aprimorando seus conhecimentos, até fechar nesta quarta com o Cruzeiro.
Comentários