Esportes

Dunga convoca Seleção com Neymar; Kaká, Lucas e Hulk estão de volta

Atacante irá para jogos contra Costa Rica e EUA, apesar de suspensão e caxumba. Kaká será referência, e Thiago Silva fica fora após pênalti cometido na Copa América

Kaká é a principal novidade da lista anunciada pelo técnico Dunga na manhã desta quinta-feira para os amistosos da seleção brasileira contra Costa Rica e Estados Unidos, nos dias 5 e 8 de setembro, respectivamente. Neymar, apesar de ser desfalque nas duas primeiras partidas das Eliminatórias, em outubro, diante de Chile e Venezuela, e de estar com caxumba, foi mantido na lista. A CBF ainda tem esperança de conseguir sua liberação – o atacante foi suspenso por quatro partidas após confusão e atitude hostil contra o árbitro no fim da derrota por 1 a 0 para a Colômbia, na Copa América. Por conta da indefinição sobre sua situação, o treinador levará 24 atletas.

Dunga promoveu 10 mudanças em relação ao grupo que disputou a última Copa América (Foto: André Durão)
Dunga promoveu 10 mudanças em relação ao grupo que disputou a última Copa América (Foto: André Durão)

 

Em relação ao grupo que disputou o torneio, Dunga promoveu 10 mudanças. Além da volta de Kaká, um dos principais ícones da evolução do futebol dos Estados Unidos, palco dos amistosos, a ausência de Thiago Silva foi notada. Ele cometeu pênalti na partida contra o Paraguai, lance que levou a decisão para a disputa das penalidades e a consequente eliminação brasileira nas quartas de final da Copa América. Gabriel Paulista foi chamado para seu lugar.

Os jogadores que atuam em mercados mais alternativos perderam espaço. Robinho, Diego Tardelli e Everton Ribeiro ficaram fora. Em compensação, Lucas e Hulk voltaram à lista. Ambos já haviam sido convocados por Dunga, porém lesões impediram que se apresentassem. Também saíram o goleiro Neto, os laterais Fabinho e Geferson, o volante Casemiro, os meias Fred e Philippe Coutinho.

O técnico abriu espaço a jogadores do futebol brasileiro. Além de Jefferson, Marcelo Grohe e Elias, que já vêm com a Seleção desde o ano passado, foram chamados Alisson, Douglas Santos e Lucas Lima.

Os amistosos disputados nos Estados Unidos serão a última etapa de preparação para o principal objetivo da atual comissão técnica, que é classificar a Seleção para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Em outubro, ainda sem datas marcadas, o Brasil enfrentará o Chile, em Santiago, e a Venezuela, em Fortaleza. Em novembro, os adversários serão Argentina, em Buenos Aires, e o Peru, em Salvador.

Confira a lista:

GOLEIROS

Jefferson (Botafogo)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Alisson (Internacional)

LATERAIS

Daniel Alves (Barcelona)
Danilo (Real Madrid)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Douglas Santos (Atlético-MG)

ZAGUEIROS

Miranda (Internazionale)
David Luiz (PSG)
Gabriel Paulista (Arsenal)
Marquinhos (PSG)

VOLANTES

Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Elias (Corinthians)
Ramires (Chelsea)
Fernandinho (Manchester City)

MEIAS

Oscar (Chelsea)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Willian (Chelsea)
Lucas Lima (Santos)
Kaká (Orlando City)

ATACANTES

Neymar (Barcelona)
Roberto Firmino (Liverpool)
Lucas (PSG)
Hulk (Zenit)

Comentários