Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Saúde

Fumante com coronavírus tem 14 vezes mais chances de morrer

Alerta é da Sociedade de Cardiologia de São Paulo

Por Redação
27 de maio de 2020 - 16:18
em Saúde

Reprodução

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As pessoas fumantes, infectadas com o novo coronavírus (covid-19), têm 14 vezes mais chances de morrer do que as não fumantes. O alerta é da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), que esta semana lançou em seu site uma campanha voltada à conscientização sobre os perigos de fumar. 

“O fato de os fumantes estarem mais propensos às infecções virais e a probabilidade de morte 14 vezes maior quando a covid-19 infecta fumantes, de acordo com estudos realizados, faz deste um bom momento para se pensar em tratamentos antitabagismo”, ressalta o presidente da entidade, João Fernando Monteiro Ferreira.

Segundo a associação de cardiologistas, o tabagismo enfraquece o sistema imunológico e torna mais lenta a reação do corpo às infecções. A capacidade pulmonar reduzida, comum em fumantes, também aumenta o risco de desenvolver as formas mais graves das infecções. “Trata-se da principal causa evitável de morte e encurta a vida de homens em dez anos e de mulheres em 12 anos”, disse o presidente da entidade.

De acordo com a entidade, o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking mundial de tabagistas, são 7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens fumantes. No entanto, o número de brasileiros que mantém o hábito de fumar caiu 38% nos últimos anos. Em 2019, 9,8% afirmavam ter o hábito de fumar, enquanto em 2006 o índice era de 15,6%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tags: CARDIOLOGIACoronavíruscovid-19FUMANTEpandemiaTabagismo
Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Saúde

Inscrições para o Enare 2026/2027 entram na reta final; prazo termina na segunda para residência médica de acesso direto

Por Redação
26 de junho de 2026 - 13:56
Lula inaugura hospital universitário em Divinópolis e anuncia investimentos em saúde, educação e infraestrutura em Minas
Saúde

Lula inaugura hospital universitário em Divinópolis e anuncia investimentos em saúde, educação e infraestrutura em Minas

Por Redação
19 de junho de 2026 - 18:44 - Última atualização: 20 de junho de 2026 - 10:49

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Inscrições para o Enare 2026/2027 entram na reta final; prazo termina na segunda para residência médica de acesso direto

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Saia da zona de conforto e da caixinha e veja o que acontece

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Forró toma conta do Teatro Francisco Nunes em encontro entre Pisa na Fulô e Ceumar

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Lula envia ministro da Defesa à Venezuela para avaliar ajuda brasileira após terremoto

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • O candidato ‘Pastel’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

Justiça dos EUA aceita atuação da AGU em ação movida contra Alexandre de Moraes

3 dias atrás
Keir Starmer anuncia renúncia e Reino Unido se prepara para ter o sétimo primeiro-ministro em uma década

Keir Starmer anuncia renúncia e Reino Unido se prepara para ter o sétimo primeiro-ministro em uma década

5 dias atrás
O candidato ‘Pastel’

O candidato ‘Pastel’

2 dias atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br