Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Economia

Bandeira tarifária da conta de luz deve ficar verde até fim do verão, diz ONS

Por Redação
12 de dezembro de 2016 - 16:31
em Economia
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse hoje (12) que a bandeira tarifária aplicada nas contas de luz deverá ser a verde até o fim do verão, o que significa que não haverá cobranças extras para o consumidor.

“As simulações que temos feito não sinalizam para a mudança de bandeira pelo menos durante o período úmido, que vai até abril”, afirmou Ferreira. “A carga [de consumo de energia em 2016] não cresceu e houve reforço na geração [de energia]. Nossa expectativa é que, mesmo durante o verão, nós tenhamos um abastecimento seguro”, completou.

O consumo de energia em 2016 se manteve estável em relação a 2015, segundo Ferreira. A carga de energia este ano deve totalizar 64.636 megawatts médio (MWmédio). No ano passado, o consumo de energia elétrica no país caiu 1,8% em comparação a 2014. A estagnação do consumo de energia é atribuída à recessão econômica.

Segundo o diretor-geral, não há risco de desabastecimento de energia para todas as regiões do país pelos próximos cinco anos e a expansão da geração elétrica soma 9.130 MW até novembro deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bandeira tarifária

A bandeira tarifária será verde em dezembro. No mês passado, ela foi amarela. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que determinou a volta da bandeira para o patamar verde foi a condição hidrológica mais favorável, o que subiu o nível dos reservatórios de hidrelétricas e permitiu o desligamento das usinas termelétricas, mais caras. 

Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias, em janeiro de 2015, até fevereiro deste ano, a bandeira se manteve vermelha, primeiramente com cobrança de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e, depois, com a bandeira vermelha patamar 1, que significa acréscimo de R$ 3,00 a cada 100 kWh. Em março, passou para amarela, com custo extra de R$ 1,50 a cada 100 kWh, e de abril a outubro ficou verde, sem cobrança extra. No mês passado, a bandeira passou para a cor amarela novamente.

Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Economia

Alta dos alimentos faz inflação acelerar e coloca IPCA acima do teto da meta

Por Redação
12 de junho de 2026 - 11:18
Construção civil empregou 2,5 milhões de trabalhadores e movimentou R$ 522 bilhões em 2024, aponta IBGE
Economia

Construção civil empregou 2,5 milhões de trabalhadores e movimentou R$ 522 bilhões em 2024, aponta IBGE

Por Redação
10 de junho de 2026 - 11:01

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Copa do Mundo tem rodada dupla nesta sexta-feira com estreias de Canadá, Estados Unidos, Paraguai e Bósnia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Justiça italiana rejeita extradição de Carla Zambelli e questiona atuação de Moraes no processo

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Alta dos alimentos faz inflação acelerar e coloca IPCA acima do teto da meta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Prazo para inscrição no Enem 2026 termina nesta sexta-feira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Fenaj denuncia obstáculos enfrentados por jornalistas na cobertura da Copa do Mundo nos EUA

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro em nova pesquisa para 2026

Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro em nova pesquisa para 2026

3 dias atrás
Mostra de cinema destaca skate e cultura urbana em Belo Horizonte

Mostra de cinema destaca skate e cultura urbana em Belo Horizonte

4 dias atrás
Apreensão de 2,7 toneladas de cocaína leva PF a desarticular esquema internacional de tráfico

Apreensão de 2,7 toneladas de cocaína leva PF a desarticular esquema internacional de tráfico

2 dias atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br