Quem procura um programa ao ar livre em Belo Horizonte terá quatro opções gratuitas nos próximos dias. Parques de diferentes regiões da capital recebem trilhas ecológicas guiadas para comemorar seus aniversários, com atividades que começam nesta quinta-feira (24) e seguem até domingo (27).
A programação preparada pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) passa pelos parques Fazenda Lagoa do Nado, Roberto Burle Marx, Ursulina de Andrade Melo e Municipal Américo Renné Giannetti.
As caminhadas combinam contato com a natureza, educação ambiental, observação da fauna e da flora e um pouco da história dos espaços verdes da cidade. Todas são gratuitas, mas as vagas são limitadas e exigem inscrição antecipada.
Quinta tem caminhada até nascente na Lagoa do Nado
A programação começa nesta quinta-feira (24), quando o Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado completa 32 anos.
A partir das 14h, os visitantes poderão participar da Trilha da Nascente, caminhada de aproximadamente 700 metros por uma área de floresta urbana. O trajeto passa sob árvores de grande porte e termina na nascente existente dentro do parque.
O percurso tem grau de dificuldade moderado e duração aproximada de uma hora e meia. A atividade não é recomendada para pessoas com baixa mobilidade. Crianças podem participar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
O ponto de encontro será em frente à lanchonete do parque, na Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, no bairro Itapoã.
Sábado reúne trilhas, dança e atividades ambientais
No sábado (26), a programação chega a dois parques simultaneamente.
No Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas), no Barreiro, a Trilha Ver, Ouvir e Sentir começa às 9h. A proposta é explorar o ambiente usando diferentes sentidos durante uma caminhada voltada à percepção da fauna, da flora, dos sons e de outros elementos da natureza.
O percurso terá 1,2 quilômetro e dificuldade moderada. O ponto de encontro será no Casarão do parque.
A manhã continua com programação cultural. Às 11h, o Grupo de Dança Elite, projeto social criado na região do Barreiro, apresenta no teatro de arena o espetáculo “Tropicália”, inspirado no movimento tropicalista e em Rita Lee.
Das 9h às 12h, o espaço também recebe a campanha “Mais verde, menos cinzas”, com participação da Brigada 1 e do Prevfogo/Ibama. O parque completa 50 anos no domingo (27).
Também no sábado, às 9h, o Parque Ursulina de Andrade Melo, no Castelo, recebe outra edição da Trilha Ver, Ouvir e Sentir. Nesse caso, a caminhada é maior: são três quilômetros, com dificuldade moderada.
A programação inclui ainda o Projeto Cozinhando no Parque, da Colônia de Brincar da Associação Brasileira de Brinquedotecas. A atividade voltada às crianças utiliza panelinhas, areia, terra, flores, sementes e folhas em uma experiência sensorial de contato com elementos naturais.
O Parque Ursulina de Andrade Melo completa 48 anos na terça-feira (29).
Domingo é dia de conhecer a história do Parque Municipal
A agenda termina no domingo (27), no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte.
A Trilha Histórico-Ambiental começa às 9h e propõe uma caminhada pela história de um dos espaços mais tradicionais da capital. O parque completa 129 anos no sábado (26).
Durante o percurso, os participantes conhecerão aspectos da criação e das transformações do parque, sua relação com a própria história de Belo Horizonte e características da paisagem e da biodiversidade preservadas em pleno Centro da cidade.
A caminhada terá 1,5 quilômetro, duração aproximada de duas horas e grau de dificuldade leve. A atividade é indicada para toda a família, com crianças acompanhadas pelos responsáveis.
O encontro será em frente ao Teatro Francisco Nunes, dentro do parque.
Como participar
As atividades são gratuitas, mas possuem número limitado de vagas. A inscrição deve ser feita previamente nos formulários disponibilizados pela Prefeitura para cada trilha.
A Fundação recomenda o uso de roupas confortáveis e calçados fechados. Também é indicado levar água, protetor solar e repelente. Boné ou chapéu pode ajudar durante os percursos.
Como as atividades acontecem em ambientes naturais, a programação poderá ser alterada ou cancelada em caso de condições meteorológicas que representem risco aos participantes.
Serviço
Quinta-feira (24) — Trilha da Nascente
Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 – Itapoã
Horário: 14h
Percurso: aproximadamente 700 metros
Dificuldade: moderada
Ponto de encontro: em frente à lanchonete do parque
Sábado (26) — Trilha Ver, Ouvir e Sentir
Parque Roberto Burle Marx (Parque das Águas)
Avenida Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa
Horário: 9h
Percurso: 1,2 km
Dificuldade: moderada
Ponto de encontro: Casarão
Espetáculo “Tropicália”: 11h, no teatro de arena
Campanha “Mais verde, menos cinzas”: das 9h às 12h
Sábado (26) — Trilha Ver, Ouvir e Sentir
Parque Ursulina de Andrade Melo
Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640 – Castelo
Horário: 9h
Percurso: 3 km
Dificuldade: moderada
Ponto de encontro: próximo ao pergolado
Também haverá atividade do Projeto Cozinhando no Parque.
Domingo (27) — Trilha Histórico-Ambiental
Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Avenida Afonso Pena, 1.377 – Centro
Horário: 9h
Percurso: 1,5 km
Dificuldade: leve
Ponto de encontro: em frente ao Teatro Francisco Nunes


