A cidade de Betim (MG) será palco, neste sábado (21), do lançamento do projeto “Segurança nos Trilhos”, iniciativa que busca reduzir acidentes e orientar a população sobre a travessia segura em passagens em nível. A ação ocorre na avenida Governador Valadares e integra uma mobilização que também será realizada em outras cidades de Minas Gerais e de São Paulo.
Dados do Centro de Controle de Passagens em Nível, da VLI, concessionária responsável pela Ferrovia Centro-Atlântica, apontam que Betim lidera o ranking de comportamentos inadequados em cruzamentos ferroviários na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Somente nos primeiros oito meses de 2025, foram registrados cerca de três mil episódios de imprudência. Entre o início do ano passado e 19 de fevereiro deste ano, quatro acidentes foram contabilizados no município.
O projeto é promovido pela Agência de Iniciativas Cidadãs em parceria com a VLI e pretende reforçar orientações voltadas a motoristas, ciclistas e pedestres. Em Betim, as atividades ocorrerão das 14h às 16h na passagem em nível entre a avenida Governador Valadares e as ruas Pará de Minas e Dr. Gravatá. Em seguida, das 16h30 às 18h30, a programação segue na praça do Encontro.
Durante a mobilização, serão reforçadas recomendações básicas de segurança, como respeitar a sinalização, observar os limites de velocidade e utilizar cinto de segurança. A campanha também orienta condutores a parar, olhar e escutar antes de atravessar a ferrovia, além de reduzir o volume do som e manter os vidros abaixados ao se aproximar dos trilhos. A atenção ao transporte adequado de crianças e a proibição de estacionar próximo à linha férrea também estão entre os alertas.
A gerente-geral de Sustentabilidade e Comunicação da VLI, Danny Marchesi, destacou a importância da mudança de comportamento para evitar ocorrências. “A adoção de alguns cuidados diários por condutores e pedestres pode evitar acidentes e preservar vidas. Respeitar a sinalização, parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea e ficar atento ao apito do trem são atitudes essenciais”, afirmou.
Além de Betim, o projeto será implementado em Itaúna e Uberaba, em Minas Gerais, e nas cidades paulistas de Aguaí e Mogi Guaçu.






