A Unidos do Viradouro conquistou o título do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (18), após a apuração das notas do Grupo Especial na Cidade do Samba, na região central da capital fluminense.
A escola de Niterói alcançou 270 pontos e garantiu o troféu com vantagem mínima sobre a vice-liderança. Beija-Flor de Nilopolis e Unidos de Vila Isabel terminaram empatadas na segunda colocação, com 269,9 pontos. Logo atrás vieram Academicos do Salgueiro (269,7), Imperatriz Leopoldinense (269,4) e Estacao Primeira de Mangueira (269,2). As seis primeiras colocadas retornam à avenida no Desfile das Campeãs, no sábado (21), no Sambodromo da Marques de Sapucai.
Homenagem a Ciça
A Viradouro levou para a avenida o enredo “Para cima, Ciça!”, dedicado aos 70 anos de Moacyr da Silva Pinto, o mestre Ciça, referência histórica das baterias das escolas de samba. O homenageado participou da comissão de frente e também apareceu no último carro alegórico, conduzindo os ritmistas.
Ciça é reconhecido pelas tradicionais “paradinhas” que marcam suas apresentações. Ao longo da carreira, já comandou baterias da Unidos da Tijuca, Academicos do Grande Rio, Uniao da Ilha do Governador e Estacio de Sa. Pela Viradouro, esteve à frente da bateria em dois dos três títulos anteriores da escola.
Este é o quarto campeonato da agremiação no Grupo Especial. O último havia sido conquistado em 2024.
Rebaixamento e ranking histórico
Na parte inferior da tabela, a Academicos de Niteroi foi rebaixada para a Série Ouro após somar 264,6 pontos. A vaga para o Grupo Especial em 2027 será definida com a divulgação do resultado da Série Ouro nesta quinta-feira (19).
No ranking histórico do Carnaval carioca, a Portela segue como maior campeã, com 22 títulos, seguida pela Mangueira, com 20, e pela Beija-Flor, com 15 conquistas.
O Carnaval de 2026 reforça o protagonismo das escolas tradicionais e confirma o equilíbrio na disputa entre as principais agremiações do Rio.






