O Ministério da Educação (MEC) publica nesta quinta-feira (19) o resultado da chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2026. A consulta deve ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na área destinada ao programa.
O Fies é uma iniciativa do governo federal que oferece financiamento para estudantes de baixa renda cursarem graduação em instituições privadas. Nesta edição, a seleção foi feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), respeitando a ordem decrescente das pontuações e o tipo de vaga escolhido no momento da inscrição.
Cada candidato pode ser pré-selecionado em apenas uma das opções indicadas — curso, turno e instituição.
Prazo para complementar a inscrição
Os estudantes aprovados nesta etapa precisam acessar o sistema FiesSeleção com login da plataforma Gov.br para concluir a inscrição. O período para essa etapa começa nesta sexta-feira (20) e vai até as 23h59 de 24 de fevereiro, no horário de Brasília.
Durante a complementação, quem se enquadrar no Fies Social poderá solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição.
Fies Social reserva metade das vagas
O Fies Social destina 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 810,50 em 2026) e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Caso haja inconsistência na renda informada, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição poderá exigir documentação complementar para comprovação.
Oferta de vagas
No primeiro semestre de 2026, o programa disponibiliza 67.301 vagas distribuídas em 1.421 instituições privadas de ensino superior, abrangendo 19.834 cursos e turnos.
Ao longo do ano, serão ofertadas 112.168 vagas. As oportunidades restantes e as não preenchidas nesta etapa serão disponibilizadas na edição do segundo semestre.
Há ainda reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, de acordo com a proporção populacional de cada estado, com base no Censo do IBGE.
Lista de espera
Quem não for selecionado na chamada única automaticamente passa a integrar a lista de espera. A convocação dessa etapa ocorrerá entre 26 de fevereiro e 10 de abril, conforme a disponibilidade de vagas remanescentes.
O acompanhamento deve ser feito diretamente pelo site do FiesSeleção.
O Fies realiza dois processos seletivos regulares por ano, além de seleções específicas para vagas remanescentes.






