Economia

IGP-M cai 0,34% em março e acumula 8,58% em 12 meses

Índice, conhecido como "inflação do aluguel", foi impactado pela queda no preço do minério de ferro

Andre Borges / Agência Brasília

Brasília - O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou deflação de 0,34% em março, indicando uma queda média nos preços. Em fevereiro, o indicador havia subido 1,06%. O recuo na cotação internacional do minério de ferro foi um dos principais fatores para a inflação negativa.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). No acumulado de 12 meses, o índice soma alta de 8,58%. Essa é a menor taxa registrada desde março de 2024, quando o indicador também ficou negativo (-0,47%).

Fatores que influenciaram a queda

O IGP-M é calculado a partir de três componentes principais:

  • • Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA): responde por 60% do índice geral e teve variação de -0,73% em março, puxado pela queda de 3,64% no preço do minério de ferro. Segundo o economista do FGV Ibre, Matheus Dias, o cenário foi influenciado pelas tensões na guerra comercial.

  • • Índice de Preços ao Consumidor (IPC): responsável por 30% do IGP-M, subiu 0,80% no mês, desacelerando em relação a fevereiro (0,91%). A queda de 13,71% nas passagens aéreas e a dissipação dos reajustes de mensalidades escolares ajudaram a conter a alta. Por outro lado, itens como ovo (+19,16%) e café em pó (+8,76%) pesaram no bolso do consumidor.

  • • Índice Nacional de Custo da Construção (INCC): teve variação de 0,38%, abaixo dos 0,51% registrados em fevereiro. A desaceleração do grupo mão de obra, que passou de 0,59% para 0,35%, foi determinante para o resultado.

Impacto no Mercado Imobiliário

O IGP-M é amplamente utilizado como referência para reajustes de aluguéis, além de influenciar tarifas públicas e serviços essenciais. Por isso, a queda do índice pode representar um alívio para inquilinos que têm contratos atrelados ao indicador.

A coleta de preços para o cálculo do IGP-M é realizada em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Comentários