Coluna

ASSASSINA INCONSCIENTE

A escritora portuguesa - radicada no Rio de Janeiro - Graziella Moraes  retorna com mais um romance após os elogiados “O Escambau”, “Tutatis” e “O Bem Cruel”. Seu mais recente livro é “Assassina Inconsciente” (Editora da Autora - 140 páginas).

Lançado no início de 2023, “Assassina Inconsciente” é uma mistura de Harry Potter com a realidade cruel dos morros cariocas. O livro é um thriller de ação e magia sobre uma personagem pobre, obesa e negra (Camile) que sofre bullying na escola e na comunidade onde vive. 

É evidente que não faltam temas em “Assassina Inconsciente”. A obra de Grazielle Moraes, além de um enredo cheio de críticas sociais, aborda obesidade, racismo, homofobia, homossexualismo, transfobia, bullying,  pertencimento, objetificação e a questão da liberação das drogas. Mas os temas - unidos por um estado de espírito em comum, que é o mal estar social, ganham ares de fantasia e magia na escrita de Graziella.

Divulgação - 

Recheado de personagens complexos como o traficante Bambu; Carmen, uma drag queen que é a melhor amiga de Camile e Maria, um misto de bruxa e feiticeira que se transforma no cão ‘Tutatis’ para proteger Camile. A trama é entremeada por versos dos poetas Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes, Geraldo Vandré e uma trilha sonora que faz uma mescla de gêneros musicais que vão de Chico Buarque a Emicida.

Camile, a protagonista, é sobrinha de Bambu, o 'dono' do Morro da Estrela, e namorada do traficante Príncipe. Quando sua melhor amiga, a drag queen ‘Carmen da Estrela’ é encontrada morta, Camile começa a desconfiar de seu namorado que não aceitava a amizade entre as duas. Dias depois, Príncipe é morto em uma guerra de facções e Camile é presa em uma unidade socioeducativa, acusada da morte do namorado.

Na unidade para menores infratores, Camile conhece Ana e as duas tramam uma fuga alucinada, cheia de magia e mistério. 

Para o filósofo Walter Benjamin, a arte, hoje, precisa incomodar o seu espectador. ‘Assassina Inconsciente’ é a arte contemporânea nos moldes atribuídos por Benjamin.

Graziella Moraes é uma escritora, jornalista e roteirista nascida em Portugal, mas carioca de coração. Trabalhou na TV Globo no seriado ‘Mulher’ e no programa jornalístico-policial ‘Linha Direta’. Foi roteirista do curta-metragem ‘Os Super-Moleques’, dirigido por Walter Lima Júnior e é autora dos romances ‘O Escambau’, ‘Tutatis’, ‘O Bem Cruel’ e ‘Assassina Inconsciente’.

Ediel Ribeiro (RJ)

662 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários