Cultura e Entretenimento

‘Ombela: A Origem das Chuvas’ estará em cartaz em Belo Horizonte

Com direção de Arlindo Lopes, o espetáculo será apresentado nos dias 06/11 e 07/11, no Teatro Raul Belém Machado, em Belo Horizonte, MG

Baseado no livro homônimo, do poeta e escritor angolano Ondjaki, "Ombela: A Origem das Chuvas", ganha vida no palco do Teatro Raul Belém Machado, neste domingo (06/11) às 17h, e na segunda-feira (07/11) às 9h. O espetáculo acontece no Teatro Raul Belém Machado em Belo Horizonte, Minas Gerais. A classificação indicativa é livre e a entrada é gratuita para todos. O espetáculo faz parte do FIT-BH: Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte.

A peça conta a história de uma deusa menina africana, a deusa das chuvas, que está começando a compreender melhor os seus sentimentos, como a diferença entre a alegria e a tristeza. Ao chorar, ela se questiona para onde vão suas lágrimas. O pai de Ombela explica que sentir as emoções faz parte da evolução. O que ela não sabe é que suas lágrimas dão origem aos nossos mares e rios. Junto de sua inseparável amiga, uma rã,Ombela vai descobrir a importância desse fenômeno que se chama chuva e ensinará para o pai tudo o que aprendeu em sua jornada.

Renata Vilela
Renata Vilela / Crédito: Mangolin - 

A atriz Renata Vilela, que já esteve em cartaz com o mesmo musical, em 2019, agora volta a circular com a peça. Ela interpreta quatro personagens diferentes, a avó da protagonista (que acontece por meio da manipulação de uma boneca) e três orixás: Oxum, Iemanjá e Nanã, que guiam Ombela durante a história.

A adaptação do texto foi feita por Mariana Jaspe e Ricardo Gomes, e a produção também conta com direção de Arlindo Lopes. Direção de movimento é de Gleide Cambria e para quem se encanta por música, o espetáculo conta com direção musical de Maria Clara Valle e Jonas Hocherman. No elenco completoestão: Sara Hana, Akin Miranda, Lu Fogaça, Marília Lopes, Renata Vilela e Udylê Procópio.

Para Renata, poder participar de espetáculos que têm essa ligação com a ancestralidade é muito tocante: "Eu tenho um profundo carinho por esse espetáculo. Poder contar essas histórias traz um conhecimento e identificação muito grande. Por muito tempo as nossas histórias foram irrelevantes e hoje elas têm uma importância para o povo preto, para as crianças e para o ser humano. Saber respeitar a cultura de um povo, a cultura ancestral."

São por meio de obras como Ombela que se tem a oportunidade de conhecer e respeitar a cultura de um povo, a cultura ancestral. "Todo conhecimento é válido. O conhecimento gera a possibilidade de respeito e de amor. Falar de amor e humanidade é muito importante." conclui Renata.

Serviço
Ombela: A Origem das Chuvas
Data e Horário: 06/11 às 17h e 07/11 às 9h
Valor: Gratuito
Local: R. Jauá, 80 - Alípio de Melo, Belo Horizonte - MG, 30830-480
Duração: 75 minutos

Comentários