Coluna

TRAGO A COISA AMADA EM TRÊS DIAS

Foto:Nick Karvounis en Unsplash - 

Mandinga da boa é aquela que traz o nosso objeto de desejo em três dias, ou mesmo em horas. Não importam os meios, mas que os objetivos sejam atendidos. Isso me lembra um clássico de suspense, com o nome de “Incrível, Fantástico, Extraordinário”, uma série de TV dos anos setenta.

Houve um deles sobre um homem que desejava uma mulher e pediu a um mago, um ser misterioso que ele conhecia, para fazer uma poção mágica que fizesse com que a indiferente se apaixonasse por ele. No entanto, havia um aviso de que somente algumas gotas seriam suficientes. No entanto, por dúvidas, ou por achar que elas não seriam bastantes, derramou todo o frasco na bebida dela. O resultado foi que ela se tornou obsessiva em relação a ele, o que fez com que o homem procurasse o autor da poção, explicando o problema. Ele disse que nada poderia fazer, e que a ele só restaria viver naquele inferno de amor onde se jogou.

Tudo bem, isso foi um caso de trazer a mulher amada em poucas horas. Mas, se isso fosse possível sobre outros objetos de desejos? Como, por exemplo, trazer nossas memórias escondidas em três segundos, ou menos.

Com elas viriam passagens que esquecemos, agradáveis, momentos que ficaram perdidos lá atrás, no burburinho das imagens que se misturaram, ficaram distorcidas. Nos trouxessem os rostos, as feições, os toques agradáveis de mãos carinhosas. Sentiríamos mais do que imagens, sentiríamos os cheiros que nos agradaram, os perfumes que sentimos em alguns fios de cabelos sedosos. Sentiríamos nosso passar de mãos por um corpo que ficou embaçado pelo tempo, mas que agora viria nítido, ainda nos fazendo imaginar o sabor daquela paixão momentânea.

Teríamos o gosto do beijo, da palavra doce, agora com a vivacidade do momento, e não mais borrada e difusa que o tempo foi, cuidadosamente, apagando da nossa mente, como um filme gasto de tantas vezes visto.

Sentiríamos o prazer do primeiro olhar. Teríamos a volta das vitórias conquistadas, levaríamos à boca o mesmo sorriso de alegria, choraríamos de emoção, sentiríamos o coração bater novamente com força. Sabor do antes da festa, teríamos por várias vezes o sentimento da ansiedade dos encontros, das promoções recebidas no trabalho, estaríamos sonhando novamente e teríamos as utopias de volta.

Mas, diria o mago, não abuse demais das visões, apenas as use com regularidade, uma de cada vez. Por certo, alguns, abusariam disso, e se embriagariam das visões como um vício, como o uso de remédios proibidos sem atentar para os efeitos colaterais. Despertaríamos outras visões que o filme opaco escondeu dentro de nós, como uma gaveta trancada. Reviveríamos outras visões de desgostos, frustrações e derrotas?

Não é bom abusar das memórias. Sabiamente, como os amores que não conseguimos, talvez o Destino nos resguarde de dissabores, e as nossas escolhas não sejam totalmente nossas, mas de um jogo onde conseguimos a felicidade possível.

Mas quem não quer o prazer de volta, não importa o perigo? Prazer e perigo andam juntos. E o excesso do prazer é que nos encerrará no perigo de ficarmos, eternamente, presos no tempo.

Portanto, pegue os próximos três dias e viva os novos objetos de desejo.

Nilson Lattari

309 Posts

Crônicas e Contos

NILSON LATTARI é carioca e atualmente morando em Juiz de Fora (MG). Escritor e blogueiro no site www.nilsonlattari.com.br, vencedor duas vezes do Prêmio UFF de Literatura (2011 e 2014) e Prêmio Darcy Ribeiro (Ribeirão Preto 2014). Finalista em livro de contos no Prêmio SESC de Literatura 2013 e em romance no Prêmio Rio de Literatura 2016. Menções honrosas em crônicas, contos e poesias. Foi operador financeiro, mas lidar com números não é o mesmo que lidar com palavras. "Ambos levam ao infinito, porém, em veículos diferentes. As palavras, no entanto, são as únicas que podem se valer da imaginação para um universo inexato e sem explicação".

Comentários