Cultura e Entretenimento

Memorial Vale fecha janeiro com shows presenciais

O Memorial Vale encerra o mês de janeiro oferecendo ao público adulto e infantil atrações musicais e oficinas para as crianças, presenciais, seguindo os protocolos de segurança. Dentre os destaques da programação estão: no próximo domingo (23/01), às 11h, o convidado é o violeiro e compositor, Wilson Dias; na quinta-feira (27/01), às 18h, o DJ Mapù mostra sua discotecagem multicultural; no mesmo dia, às 19h30, tem estreia do show inédito de Cláudio Venturini e Crio - trio formado por  Christiano Caldas - piano, Kiko Mitre - contrabaixo e Lincoln Cheib - bateria. E no sábado (29/01), às 16h, tem “ParaChicos – Mariana Arruda Buarqueando para Crianças”, uma viagem pelo cancioneiro de Chico Buarque, com um olhar lúdico e teatral da atriz e cantora Mariana Arruda, do Grupo Maria Cutia de Teatro. Essa atividade contará com intérprete de Libras. E dias 20, 21, 23, 26, 27, 28, 29 e 30 de janeiro, segue a programação do Férias Divertidas. E até o dia 3 de abril está aberta a exposição “Imaginante de Minas, século 20”. 

Toda a programação é gratuita. O Memorial Vale está aberto às terças, quartas, sextas e sábados: das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Às quintas, o Memorial voltou a abrir à noite: das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos: das 10h às 15h30, com permanência até 16h. A entrada de visitantes deverá ser realizada com máscaras que cobrem o nariz e a boca por completo. Não é permitida a entrada somente com o face shield. 

Confira os detalhes da programação:

20/01 – QUINTA-FEIRA, ÀS 19H30 - PRESENCIAL - DJ KAKÁ

dj kaká
Arquivo Pessoal -  

Nesta quinta-feira (20/1), às 19h30, quem marca presença no projeto Contemporâneo, do  Memorial Vale, é a DJ Kaká FS, ou apenas Kaká, carinha presente nas pistas de BH, desde 2018. Em 2021, ela resolveu explorar seu lado musical, desta vez comandando a discotecagem. Com identidade musical em constante construção, ela se apoia em sons percussivos e dançantes, especialmente de raízes brasileiras, para criar narrativas surpreendentes e cheias de groove, a partir de gêneros como MPB, samba, disco, funky, house, electro e suas variações.

20/01 – QUINTA-FEIRA, ÀS 19H30 - VIRTUAL - PERFORMANCE MORFOSE, COM EMERSON UÝRA

Dia 20 de janeiro, quinta-feira, às 19h30, o projeto Sensações Memoráveis traz ao Memorial Vale a performance da artista visual indígena Emerson Uýra. Em cena, ele se transforma em Uýra Sodoma, árvore que anda e atravessa suas falas em fotoperformance e performance, manifestação em carne de bicho e planta que se move para exposição e cura de doenças sistêmicas coloniais. A curadoria é de Marco Paulo Rolla e a apresentação é no YouTube do Memorial Vale.

Emerson Pontes é formada em Biologia e mestre em Ecologia. Faz trabalhos em arte educação em comunidades de beiras de rios. Reside em Manaus, território industrial no meio da Amazônia Central, onde se transforma para viver Uýra. Através de elementos orgânicos, utilizando o corpo como suporte, encarna esta árvore que anda e atravessa suas falas em fotoperformance e performance. Se interessa pelos sistemas vivos e suas violações, e a partir da ótica da diversidade, dissidência, do funcionamento e adaptação, (re)conta histórias naturais, de encantaria e atravessamentos existentes na paisagem floresta-cidade.

23/01, DOMINGO, 11H -  PRESENCIAL - WILSON DIAS

violeiro Wilson Dias
Foto: Élcio Paraíso -  

O Violeiro, cantor e compositor Wilson Dias é o convidado do Memorial Vale para show no dia 23 de janeiro, domingo, às 11h. A apresentação será no auditório e integra o projeto Gerais Cultura de Minas. Matuto e moderno, Wilson Dias traz em suas músicas o som das matas e dos vales, das montanhas e do sertão e nos faz lembrar que a beleza da vida mora nos pequenos detalhes. Nascido em Olhos D'água, no norte de Minas - Vale do Jequitinhonha, ele traz na bagagem a musicalidade e os ensinamentos dos mestres da nossa cultura popular, com um som enraizado no Brasil profundo e com asas para voar mundo afora.

Os ingressos são limitados e a retirada pode ser feita a partir de uma hora antes do evento, sendo no máximo um par de ingresso por pessoa. 

24/01 A 28/2 – VIRTUAL - EXPOSIÇÃO “O RACADO DAS ÁGUAS”

Na segunda-feira, dia 24 de janeiro, o Memorial Vale inaugura no site a exposição “O Racado das Águas”, dentro do projeto Novos Novos Pesquisadores, iniciativa do Educativo do MMGV. A mostra segue até o dia 28 de fevereiro. 

"Você já parou pra escutar o que as  águas têm a dizer? Esta exposição é um convite para o espectador seguir pelos caminhos sinuosos do rio Peruaçu, no Norte de Minas Gerais, e escutar com atenção alguns de seus múltiplos recados.

27/1, QUINTA-FEIRA, DE 18H30 ÀS 19H30 - PRESENCIAL - DJ MAPÙ

Dj Mapú- Lucas Chagas  - Baile da Bota 2
Divulgação -  

O músico e DJ Mapù  é o convidado do Memorial Vale para show no dia 27 de janeiro, quinta-feira, de 18h30 às 19h30, dentro do projeto Contemporâneo. Cofundador da Matadensa, espaço destinado à música multicultural, DJ Mapù também faz parte dos coletivos Veludo e Discothèque, como produtor, DJ residente e curador do podcast Discoteca Fantástica. Sua trajetória musical percorre projetos que foram do punk à música brasileira instrumental. Cientista social de formação e viajante assíduo, traz em sua bagagem referências multiculturais que marcam a identidade de suas pesquisas. 

27/1, QUINTA-FEIRA, ÀS 19H30 - PRESENCIAL - CLÁUDIO VENTURINI E CRIO

O guitarrista, vocalista e compositor Cláudio Venturini, junto com o Crio, trio formado por Christiano Caldas - piano, Kiko Mitre - cotrabaixo e Lincoln Cheib - bateria, estreiam show inédito, em formato presencial, na reabertura do auditório do Memorial Minas Gerais Vale, na quinta-feira, às 19h30, dentro do projeto Contemporâneo. No repertório estão canções que marcam a trajetória de Cláudio Venturini no grupo 14 bis, do qual é fundador e integrante, e do Clube da Esquina, movimento que completa 50 anos em 2022 e que o músico também faz parte. Dentre as músicas que integram o set list do show estão Caçador De Mim - Milton Nascimento, Noites Com Sol - Flávio Venturini, Todo Azul Do Mar - Flávio Venturini e Toninho Horta, Sonhando o Futuro - 14 Bis, Vale do Pavão - 14 Bis, Mesmo de Brincadeira - 14 Bis, Natural / Espanhola - Flávio Venturini, Linda Juventude - 14 Bis, Para Lennon & Mccartney - Milton Nascimento, Bola de Meia Bola de Gude - Milton Nascimento, e Cravo e Canela - Milton Nascimento. 

Cláudio Venturini iniciou sua carreira participando do disco A Via Láctea, do amigo Lô Borges, em 1978. Um ano mais tarde participou da criação do grupo 14 Bis, ao lado do irmão Flávio Venturini, onde está até hoje. Em 1987, Cláudio assumiu os vocais principais do 14 Bis, dando uma nova cara ao grupo. Compôs alguns dos grandes sucessos da banda, entre eles: Mesmo de Brincadeira, Xadrês Chinês, Sonhando o Futuro (c/ Lô Borges) que foi regravada por Beto Guedes e Canções de Guerra.

CRIO, trio de música instrumental, é formado por músicos já conhecidos da cena nacional. Juntos, Christiano Caldas - piano, Kiko Mitre - contrabaixo e Lincoln Cheib - bateria, vêm conquistando o público com a forma descontraída e alegre que apresentam canções da música brasileira e jazz.

Os ingressos são limitados e a retirada pode ser feita a partir de uma hora antes do evento, sendo no máximo um par de ingresso por pessoa.

28/01, SEXTA-FEIRA, 11H – VIRTUAL - DICAS PRETAS 

Às sextas-feiras, às 11 horas, o Educativo do Memorial Vale divulga as “Dicas Pretas”. São pílulas, com dicas de livros, filmes, etc. com temática étnico racial e produzida por pessoas negras, dando um destaque para produções literárias destinadas ao público infantil. O objetivo é contribuir para discussões sobre as questões étnico raciais, trazendo indicações de conteúdo que ajudem a refletir e conhecer mais sobre a identidade negra. A ação acontece no Instagram do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.

29/01, SÁBADO, ÀS 16H30 – PRESENCIAL - PARACHICOS – MARIANA ARRUDA BUARQUEANDO PARA CRIANÇA

Um programa para toda a família é a apresentação do “ParaChicos – Mariana Arruda Buarqueando para Crianças”, marcada para o dia 29 de janeiro, sábado, às 16h30, no Memorial Vale, dentro do projeto Eu, Criança, no Museu! Aqui, o público é convidado a uma viagem pelo cancioneiro de Chico Buarque, com um olhar lúdico e teatrante da atriz e cantora Mariana Arruda, integrante do Grupo Maria Cutia de Teatro. Em cena, canções como "João e Maria", “Pedro Pedreiro”, "Valsa dos Clowns" e clássicos das trilhas de "Os Saltimbancos" e "Os Saltimbancos Trapalhões”.

Os ingressos são limitados e a retirada pode ser feita a partir de uma hora antes do evento, sendo no máximo um par de ingresso por pessoa. Essa apresentação contará com intérprete de Libras.

FÉRIAS DIVERTIDAS – OFICINAS PRESENCIAIS

20/01 e 21/01 – OFICINA DE BONECAS AFRICANAS, COM NANCI LOURDES

A construção da boneca negra, batizada por Nanci Lourdes de Erê, preserva, em forma de escultura, um pouco da história de um povo que carrega no peito a alegria de uma criança. Confeccionada com jornal, desperta a atenção e os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, “nossa mãe Terra” tão sagrada para nossos ancestrais africanos e para todo o planeta.

Faixa-etária: 9 a 12 anos

Inscrições já abertas pelo telefone (31) 3343-7371

OBS: a criança deve vir com roupa que possa sujar e deverá ser acompanhada por um responsável durante todo o tempo da oficina. Haverá tolerância de 5 minutos para a chegada do participante. Após esse tempo, a vaga será liberada para outros interessados presentes no local.

23/01 – OFICINA DE ORIGAMI – BORA DOBRAR!, COM KENNYA RAMALHO – COLAR CORAÇÃO

Imagine ter um quadrado de papel em suas mãos e transformá-lo em um lindo coração. Com este coração em mãos, criaremos um acessório para que ele fique mais tempo ao seu lado e pertinho de seu coração.

São 4 turmas: Faixa-etária: 5 e 6 anos.

• Turma 1: 10h30 às 11h

• Turma 2: 11h às 11h30

• Turma 3: 11h30 às 12h

• Turma 4: 12h às 12h30

Inscrições pelo telefone: (31) 3343-7317

26/01 – Oficina De Stencil, Com Julia Mendes

Utilizando-se da técnica stencil, as crianças serão convidadas a estampar camisas, bolsas ou pedaços de tecidos com imagens e frases. É necessário que os participantes tragam camisa usada (sem estampa e de qualquer cor) ou bolsa.

Faixa etária: 7 a 10 anos.

Dia 26/01

• Turma 1: das 14h às 14h30.

• Turma 2: das 14h30 às 15h.

• Turma 3: das 15h às 15h30.

Turma 4: das 15h30 às 16h.

Inscrições pelo telefone (31) 3343-7317

27/01 e 28/01 – OFICINA COMO DESENHAR DINOSSAUROS, COM VAL ARMANELLI

Baseado em uma imagem vamos fazer o desenho de um dinossauro, primeiro construindo-o com figuras geométricas, depois refinando o desenho adicionando detalhes e características. Por fim, vamos transferir o desenho para um segundo papel e colorir! Um desenho completo bem rapidinho!

Cada dia terá 2 turmas - Faixa-etária: 7 a 10 anos

• Turma 1: 14h às 14h40

• Turma 2: 15h às 15h40

Inscrições já abertas pelo telefone: (31) 3343-7317

OBS: a criança deverá ser acompanhada por um responsável durante todo o tempo da oficina. Haverá tolerância de 5 minutos para a chegada do participante. Após esse tempo, a vaga será liberada para outros interessados presentes no local.

29/01 – OFICINA MOBRI BRINQUEDOS DE PAPELÃO – CASAS E CARROS

Nessa oficina os encaixes e as dobras do papelão se transformarão em casas e carros!

São quatro turmas - Faixa-etária: 4 a 10 anos

• Turma 1: 10h30 às 11h

• Turma 2: 11h às 11h30

• Turma 3: 11h30 às 12h

• Turma 4: 12h às 12h30

Inscrições já abertas pelo telefone (31) 3343-7317

OBS: a criança deverá ser acompanhada por um responsável durante todo o tempo da oficina. Haverá tolerância de 5 minutos para a chegada do participante. Após esse tempo, a vaga será liberada para outros interessados presentes no local.

30/01 – OFICINA DE ORIGAMI: BORA DOBRAR!, COM KENNYA RAMALHO – MARCADOR DE PÁGINA: BONECA JAPONESA

Hina Matsuri, (Festa das Bonecas) ou “Dias das Meninas”, é uma festa típica japonesa que ocorre no dia 03 de março, o dia que se ora pela saúde das meninas com a exibição de bonecas vestidas de quimono (Hina Ningyô). Os participantes irão conhecer um pouco da história das bonecas Ningyô e confeccionar um marcador de página na forma de uma Ningyô usando a técnica do Origami.

Turmas - Faixa-etária: 11 anos a 15 anos

• Turma 1: 10h30 às 11h30

• Turma 2: 11h30 às 12h30

Inscrições já abertas pelo telefone (31) 3343-7317

OBS: a criança deverá ser acompanhada por um responsável durante todo o tempo da oficina. Haverá tolerância de 5 minutos para a chegada do participante. Após esse tempo, a vaga será liberada para outros interessados presentes no local.

EXPOSIÇÃO EM ANDAMENTO - Presencial

ATÉ 03/04 – EXPOSIÇÃO “IMAGINANTE DE MINAS, SÉCULO 20”

Até o dia 3 de abril está aberta, presencialmente, a exposição “Imaginante de Minas, século 20” que faz parte das comemorações dos 10 anos de atividade do Memorial Vale. Com curadoria de Júlio Martins e Maria Angélica Melendi, “Imaginante de Minas, século 20” reúne mais de 30 artistas para traçar uma visão diversa das experiências em artes visuais desenvolvidas nas terras mineiras ao longo do século 20”. O título se inspira em uma série de pinturas de Alberto da Veiga Guignard, marco importante, mas não único, da modernidade artística mineira, e aponta para desdobramentos improváveis nas poéticas dos artistas das décadas de 1960 a 1990.

O público poderá ver seis obras de Guignard, três pinturas e três desenhos, e obras de Adalgisa Martins, Amílcar de Castro, Arlindo Daibert, Assis Horta, Beatriz Dantas e Paulo Emílio Lemos, Cao Guimarães, Celso Renato, Farnese de Andrade, Franz Weissmann, Genesco Murta, George Helt, G.T.O., Inimá de Paula, Jeanne Milde, Lorenzato, Lótus Lobo, Manfredo Souzaneto, Marco Sampaio, Marco Paulo Rolla, Marcos Benjamin, Marta Neves, Maria Lira Marques, Mary Vieira, Maurino de Araújo, Raymundo Colares, Renato de Lima, Roberto Vieira, Rosângela Rennó, Solange Pessoa e Zina Aita.

EXPOSIÇÃO EM ANDAMENTO – NO SITE DO MEMORIAL VALE

ATÉ 28/2 - “A LAPINHA COMO LUGAR SAGRADO”

Até o dia 28 de fevereiro, no site do Memorial Vale  (http://memorialvale.com.br/pt/agenda2/exposicoes/ ) o público pode visitar a exposição “A Lapinha como lugar sagrado”, de Iara Euzane de Oliveira Pereira. 

A caverna Lapinha é um lugar sagrado para as comunidades rurais em Santo Antônio do Itambé - MG. Mas por que uma caverna sagrada? O que as pessoas sentem lá dentro? Que caverna é essa? Envolvidos por esse mistério, a comunidade Bagres nos recebe em seu território contando sua história e experiências. A exposição é um diálogo entre comunidade, pesquisadora e público, com vídeos, áudios e fotos do processo de pesquisa na comunidade, Festa da Lapinha e caverna, da paisagem física, social e cultural.

A mostra faz parte do projeto Novos Pesquisadores, iniciativa do Educativo do MMGV.

Memorial Minas Gerais Vale – 10 anos com você

O Memorial Minas Gerais Vale já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Circuito Liberdade 

O Memorial Minas Gerais Vale é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Comentários