Saúde

Idosos de 85 a 89 anos e profissionais de saúde devem tomar a segunda dose da Astrazeneca

A imunização acontece nos drive-thrus da Prefeitura e da Funcesi

vacinação itabira
Divulgação / PMI. 

Itabira retoma a imunização da segunda dose da vacina Astrazeneca para idosos de 85 a 89 anos e profissionais de saúde. Os profissionais de saúde que tomaram a primeira dose entre os dias 2 e 4 de março, receberão a segunda dose no dia 29 de maio. Já as pessoas na faixa etária entre 85 e 89 anos, que tomaram a primeira dose entre os dias 5 e 8 de março, serão imunizadas com a segunda dose no dia 2 de junho.

A imunização acontece em sistema drive-thru nos estacionamentos da Prefeitura de Itabira e da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), no horário das 9h às 16h.

Quem tiver dificuldade para comparecer ao drive-thru no dia da vacinação pode procurar o Programa Saúde da Família (PSF) mais próximo da residência para fazer o agendamento.

Pessoas com comorbidades

Está acontecendo também a imunização para pessoas com comorbidades com idade entre 18 e 59 anos e 11 meses. A vacinação começa nesta quinta-feira (27) em cinco unidades do PSF, para aqueles já que preencheram o formulário.

Os PSF que farão a imunização são: Eldorado, Água Fresca/Juca Batista, Centro/Vila Santa Rosa, Santa Ruth/Santa Marta e Amazonas/Areão, das 8h às 16h. Não é necessário fazer agendamento.

Para a vacinação é preciso apresentar o cadastro preenchido (físico ou digital), o formulário de comprovação médica e a documentação que atesta a condição preexistente (exames, receitas e outros com data de emissão inferior a um ano). A pessoa a ser vacinada também terá que apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência em Itabira. Além disso, o paciente não pode ter recebido qualquer vacina nos últimos 14 dias e nem ter tido a infecção pelo coronavírus com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Cadastro continua

Para as pessoas com comorbidades que ainda não se cadastraram, o formulário atualizado está disponível no portal oficial da Prefeitura de Itabira, www.itabira.mg.gov.br.  No menu superior, clicar em “Vacinação contra a Covid-19” e depois acessar o “Cadastro para pessoas com comorbidades” (clique aqui para ir direto ao formulário). Na mesma aba também está disponível o formulário, que deve ser preenchido pelo médico do paciente, relatando o problema de saúde.

O cadastro é válido para as duas fases da etapa de vacinação de pessoas com comorbidades ou deficiência permanente.

Vacinação Solidária

Por meio de uma parceria entre o Conselho do Bem Estar do Menor (Combem), a Funcesi e a Prefeitura de Itabira, continua nos drive-thrus a campanha “Vacinação Solidária”. Os interessados em ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social podem deixar doação de alimentos não perecíveis nos pontos de imunização da Funcesi e da Prefeitura.

As pessoas que estiverem tomando a vacina nos PSF e quiserem contribuir com donativos, podem deixar as doações na sede do Combem.

Vale lembrar que as doações são voluntárias, ou seja, não é um pré-requisito para receber a vacina.

Comentários