Cidades

Prefeitura de Itabira mantém auxílio a Santa Maria de Itabira e informa sobre doações prioritárias

donativos
Divulgação

No dia seguinte à calamidade enfrentada por Santa Maria de Itabira devido às chuvas, a Prefeitura de Itabira continua se empenhando para oferecer auxílio ao município vizinho. Nesta segunda-feira (22), uma equipe formada por nove psicólogos e assistentes sociais da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) foi enviada para contribuir no levantamento dos itens que a população local necessita. Até o final da manhã de hoje, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi mantida em Santa Maria de Itabira para auxiliar no socorro às vítimas.

Servidores municipais e voluntários itabiranos trabalham desde domingo (21) na sede do Corpo de Bombeiros para recebimento e triagem das doações. Caminhonetes e caminhões com água, alimentos, roupas, materiais de limpeza e higiene pessoal seguiram para a cidade vizinha nesta segunda-feira, sendo que uma remessa de itens arrecadados já havia sido encaminhada no dia anterior. Carros-pipas com água potável também foram enviados para auxiliar no abastecimento nos dois dias.

“É empolgante essa forma humanitária que as pessoas estão trabalhando. Conseguimos contagiar toda a população itabirana que também tem suas dificuldades e está compartilhando e se voluntariando neste momento. Também há um grande comprometimento das pessoas das secretarias municipais que estão trabalhando aqui no Corpo de Bombeiros desde ontem”, comentou a responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Nilma Maria Macieira de Castro.

Reunião com prefeito e secretários
A mobilização para apoiar Santa Maria de Itabira foi abordada na reunião do Grupo de Gestão Integrada a Riscos e Desastres (GGIRP), na manhã desta segunda-feira (22). O encontro no auditório do Paço Municipal contou com a participação do prefeito Marco Antônio Lage, do vice-prefeito Marco Antônio Gomes, dos secretários municipais e servidores que trabalharam no plantão durante o final de semana. O grupo criado neste mês reúne representantes da Compdec, secretarias e autarquias municipais para oferecer pronta resposta à população em operações conjuntas.

Marco Antônio Lage disse que, diante da tragédia enfrentada na cidade vizinha, a Prefeitura mobilizou-se rapidamente para enviar maquinários e mão de obra. Também falou sobre a solidariedade da população itabirana que está oferecendo donativos aos atingidos pelas chuvas e trabalhando de forma voluntária na triagem e transporte dos materiais. “Estive com o prefeito de Santa Maria de Itabira ontem e ele se emocionou pelo apoio oferecido por Itabira. Eles ainda precisam de muita ajuda”, ressaltou.

SECRETÁRIOS ITABIRA
Divulgação

O prefeito também enfatizou a importância de existir um sistema de Defesa Civil em Itabira, pela vulnerabilidade quanto à topografia e às barragens que circundam o município. “A Defesa Civil não é uma pessoa ou um órgão, é um sistema. Quando eventualmente acontece um desastre na cidade, temos que envolver todas as secretarias”, afirmou, acrescentando que é necessário fazer um mapeamento das áreas de risco existentes em Itabira e elaborar projetos para prevenir problemas causados pelas chuvas ou outros fatores.

O que doar
O balanço das doações recebidas na sede do Corpo de Bombeiros será feito diariamente, sempre no período da tarde. No momento, as doações solicitadas com maior urgência são: água mineral em galões ou garrafas, colchões em bom estado de conservação, itens de higiene pessoal (escovas e cremes dentais, sabonetes, shampoos, fraldas infantis e geriátricas, pomadas para assaduras, absorventes), roupas de cama e de banho, embalagens de marmitex, vassouras e rodos. As doações podem ser entregues até as 17h na rua São Paulo, 377, bairro Amazonas.

As pessoas também podem contribuir como voluntárias na triagem dos donativos recebidos. “Temos que agradecer a grande manifestação de solidariedade do povo itabirano com nossa cidade-irmã, Santa Maria de Itabira. Recebemos um volume muito significativo de roupas que será mais do que suficiente. Quem quiser nos apoiar na triagem do material recebido pode vir: estamos aqui na sede do Corpo de Bombeiros, das 8h às 17h. Há também uma grande mobilização de servidores de diferentes setores da Prefeitura, envolvidos nesta pronta resposta, fazendo o levantamento e o registro de tudo que o povo itabirano está destinando a Santa Maria de Itabira”, explicou o secretário municipal de Ação Social, Elson Alípio Júnior.

Comentários