Cultura e Entretenimento

“Meninos de Minas” veneram Baiandeira

O saudoso músico, compositor, cantor e poeta itabirano Newton Baiandeira - conterrâneo do poeta e jornalista Carlos Drummond de Andrade - é o homenageado do encerramento da série de lives de shows especiais do grupo “Meninos de Minas”, que acontecerá às 20 horas de 19/2, sexta-feira. O evento, inserido na campanha #NósAos21, em celebração à maioridade do grupo, terá transmissão via canal YouTube, contando com a participação de diversos convidados. E, dia 26/2, o grupo lançará CD, clipe e E-book para finalizar quatro meses de comemorações.

Autor da célebre música “Trem que leva Minas”, entre tantas outras composições nas quais realçou seu amor pela cidade de Itabira - cidade da talentosa compositora, cantora e atriz Maíra Baldaia – o também escultor e desenhista Newton Baiandeira ainda é lembrado pela atuação no Festival Encontro de Culturas (Serpa- Portugal) e de inúmeros shows junto com “Meninos de Minas”. No evento, o grupo Incursionará pela vasta obra musical de Newton Baiandeira junto com Maurício Tizumba, Luiz Bira, Ana Cristina, Saldanha Rolim, Vini Brown, Rivotrio, Elisa de Sena, Rosa Márcia, Amorina, Áurea Gold, Carlos Cabeça e Nayara Villar e Léo Cruz.

O saudoso artista itabirano Newton Baiandeira é reverenciado pelo grupo Meninos de Minas, com o qual fez vários shows
O saudoso artista itabirano Newton Baiandeira é reverenciado pelo grupo Meninos de Minas, com o qual fez vários shows. (Divulgação)

Idealizado durante a The World Music Expo – Womex 1999, em Berlim, na Alemanha, o “Meninos de Minas” começou desenvolvendo Oficinas de Musicalização Afro-Mineira e Oficinas de Construção de Instrumentos Musicais com material reciclado, em Pedro Leopoldo. Depois passou por Betim e há muitos anos fixou sede em Itabira do Mato Dentro, mantendo as antenas ligadas no mundo.

O grupo já formou mais de 3.500 alunos no Brasil e no exterior, desenvolvendo atividades como shows, palestras, intercâmbios, oficinas e cortejos afro-mineiros com artistas, entre cantores, músicos, atores e dançarinos. De 2009 a 2019, “Meninos de Minas” fez 11 viagens internacionais: Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Portugal. Nesses países fez shows e se dedicou a oficinas para alunos dos 7 aos 70 anos, incluindo jovens refugiados e em situação de risco social e portadores de necessidades especiais.

Link's que mostram parte da trajetória do projeto Meninos de Minas:

Global Perspectives - documentário nos EUA - www.youtube.com/watch?v=gW05oqvaimA 
Festival Beja na Rua  (Portugal)  -  www.youtube.com/watch?v=GWn6tx5r1x4
Apresentação para o TEDx UNIFEI - www.youtube.com/watch?v=Zm8cuB9K5U8
23º Prêmio da Música Brasileira de 2012  -  www.youtube.com/watch?v=IYkCXBYm2eQ
Com Naná Vasconcelos e Tizumba - www.youtube.com/watch?v=lpeDdISrAnM
“Saude de Minas” - www.youtube.com/watch?v=Z5rBJ6c-lYA 
“Kalunga + Maria Estrela Gerais” - www.youtube.com/watch?v=nf79fMCCgMw

Comentários