Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Saúde

Mais de 200 mil pessoas se recuperaram da covid-19 em Minas

Em entrevista coletiva, secretário de Saúde contabiliza pacientes recuperados e o protocolo para casos suspeitos de reinfecção

Por Redação
9 de setembro de 2020 - 08:18
em Saúde

Outro assunto abordado por Amaral foi a taxa de isolamento, que tem se mantido entre 39% e 41% no estado. (Reprodução)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Minas Gerais registra mais de 200 mil pessoas recuperadas da covid-19. O dado foi apontado pelo secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, durante coletiva de imprensa sobre os desdobramentos da pandemia no estado, realizada nesta terça-feira (8/9).   

“Minas Gerais soma 200.301 casos recuperados e isso mostra que nós já temos uma quantidade significativa de pessoas que passaram pela doença e tiveram uma boa evolução. Além disso, esse número reforça ainda mais a necessidade de nos cuidar e nos proteger para evitar o aumento no número de contaminados no estado”, destacou Amaral.

Os ‘casos recuperados de covid-19’ referem-se a casos confirmados da doença que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem apresentar intercorrências.

O secretário também falou sobre possíveis casos de reinfecção, situação que já vem sendo monitorada em Minas Gerais a partir de protocolo publicado pelo Governo do Estado na última semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Suspeita de reinfecção
De acordo com Carlos Eduardo Amaral, há um grupo cuja reinfecção está sendo investigada pela SES. São pessoas que tiveram a doença confirmada pelo testagem RT-PCR ou pelo teste rápido, e voltaram a ter um novo diagnóstico após 90 dias do primeiro resultado positivo.

“Atualmente, não há casos confirmados de reinfecção pela covid-19 em Minas Gerais. Ainda assim, as equipes da SES elaboraram uma nota técnica orientando quanto à notificação de suspeita e, até o momento, há o registro de três casos – em Varginha, Contagem e Belo Horizonte –  que estão em investigação”, explicou Amaral.

Com a confirmação de casos de reinfecção pelo coronavírus no mundo, todos os casos positivos para a covid-19 com novo quadro clínico em período maior ou igual a 90 dias da primeira confirmação devem ser testados e notificados ao Estado.

Outros possíveis casos foram notificados, mas seus dados estão em avaliação para certificação quanto ao enquadramento nos critérios para investigação de casos de reinfecção.

Isolamento
Outro assunto abordado por Amaral foi a taxa de isolamento, que tem se mantido entre 39% e 41% no estado.

“No início, quando orientamos a população sobre o isolamento, o que efetivamente podíamos fazer era pedir que as pessoas ficassem em casa. Naquele momento, não havia ainda um hábito da sociedade em relação à lavagem das mãos, uso das máscaras e distanciamento que nós vemos hoje”, afirmou Carlos Eduardo Amaral.

Ainda segundo o secretário, a taxa de isolamento social no estado somada aos protocolos de higiene e prevenção indicam que o comportamento seguro adotado pela população tem colaborado para o controle da pandemia.

Tags: covid-19pandemiasaúdeSES
Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Lula inaugura hospital universitário em Divinópolis e anuncia investimentos em saúde, educação e infraestrutura em Minas
Saúde

Lula inaugura hospital universitário em Divinópolis e anuncia investimentos em saúde, educação e infraestrutura em Minas

Por Redação
19 de junho de 2026 - 18:44 - Última atualização: 20 de junho de 2026 - 10:49
Junho Violeta reforça alerta para violência contra idosos e desafia sociedade diante do envelhecimento da população
Saúde

Junho Violeta reforça alerta para violência contra idosos e desafia sociedade diante do envelhecimento da população

Por Redação
15 de junho de 2026 - 11:48

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Cristiano Ronaldo faz história mais uma vez e lidera goleada de Portugal sobre o Uzbequistão na Copa do Mundo

    Cristiano Ronaldo faz história mais uma vez e lidera goleada de Portugal sobre o Uzbequistão na Copa do Mundo

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Pix por aproximação ganha consulta de saldo e limite antes do pagamento

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão por estelionato, lavagem de dinheiro e uso de documento falso

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Forró toma conta do Teatro Francisco Nunes em encontro entre Pisa na Fulô e Ceumar

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Neymar fica mais perto da estreia e Brasil encerra preparação para duelo decisivo contra a Escócia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

Brasil encara o Haiti de olho na liderança; segunda rodada da Copa pode encaminhar classificados

Brasil encara o Haiti de olho na liderança; segunda rodada da Copa pode encaminhar classificados

6 dias atrás
Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão por estelionato, lavagem de dinheiro e uso de documento falso

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão por estelionato, lavagem de dinheiro e uso de documento falso

13 horas atrás
Pastor Henrique Vorcaro é preso pela PF em nova fase da Compliance Zero

Celular é apreendido em cela ocupada por pai de Daniel Vorcaro na Penitenciária Nelson Hungria

2 dias atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br