Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
  • Notícias
    • Gerais
    • Agropecuária
    • Brasil
    • Cidades
    • Economia
    • Internacional
    • Política
    • Turismo
  • Esportes
  • Cultura e Entretenimento
  • Educação
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Colunas
    • Ediel Ribeiro
    • Lenin Novaes
    • Nilson Lattari
    • Geraldo Ribeiro
    • Denise Carvalho
    • João Baptista Herkenhoff
Sem resultados
Ver todos os resultados
O Folha de Minas
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Saúde

Governo de Minas inicia distribuição e devolução de respiradores recuperados

Equipamentos foram consertados, sem custo, por meio de parcerias, e serão utilizados no combate ao coronavírus em todo o estado

Por Redação
19 de maio de 2020 - 08:28
em Saúde

Os equipamentos – que estavam estragados e inutilizados em estabelecimentos hospitalares – estão sendo consertados, ampliando a quantidade de aparelhos disponíveis para o tratamento da covid-19 em Minas (Foto: Gil Leonardi)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Governo de Minas inicia nesta semana a distribuição e devolução de respiradores devidamente recuperados para unidades de Saúde de diversas regiões do estado. Os equipamentos – que estavam estragados e inutilizados em estabelecimentos hospitalares – estão sendo consertados, ampliando a quantidade de aparelhos disponíveis para o tratamento da covid-19 em Minas. A ação é mais uma das estratégias do governo mineiro para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Dos 428 respiradores recolhidos, 187 já passaram por manutenção. 

O governador Romeu Zema destacou mais esta estratégia desenvolvida por sua gestão para estruturar o sistema de Saúde no estado. Do total de respiradores recuperados, 75 já serão devolvidos nesta semana para diversas unidades hospitalares mineiras.

“A Polícia Militar de Minas fez um belíssimo trabalho e recolheu 428 aparelhos respiradores em todo o estado e, agora, nós temos a satisfação de devolver para as mais diversas regiões mineiras 75 unidades que foram reparadas. Quero agradecer muito as empresas que contribuíram com este reparo, a Fiat, a ArcelorMittal, o Sesi e o Senai”, afirmou o governador.

Zema ressaltou, ainda, que o empenho e o trabalho realizado pelo governo têm contribuído para que Minas continue tendo resultados expressivos no controle da pandemia. “Devido a ações como essa e muitas outras é que Minas Gerais tem sido um dos estados menos impactados pelo coronavírus e com as menores taxas de óbitos do Brasil. É Minas trabalhando para preservar a vida dos mineiros”, finalizou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação de busca e reparo de ventiladores foi estabelecida pelo governador Romeu Zema e teve início no dia 3 de abril. A logística, destinada à busca e destinação para reparo dos respiradores está sendo coordenada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que atuou em conjunto com as secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A manutenção e recuperação dos respiradores foi realizada, sem custo, graças às empresas parceiras.

De acordo com a estratégia desenvolvida pelo governo, os respiradores serão devolvidos para os seus respectivos donos, ampliando a capacidade assistencial do Estado. Além disso, alguns equipamentos poderão ser realocados em áreas estratégicas determinadas pela Secretaria de Saúde.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Giovanne Gomes da Silva, detalhou o trabalho estratégico realizado pela instituição.

“Recebemos a determinação do governador para que os policiais militares se deslocassem em todas as unidades hospitalares indicadas pela Secretaria de Saúde que tinham respiradores estragados ou que não estavam sendo utilizados. Nós, em uma operação de guerra, trouxemos todos os respiradores para a Academia da Polícia Militar e depois enviamos para os locais de manutenção. Hoje, temos a grata satisfação de anunciar que eles serão levados – na grande maioria para seus locais de origem -, e serão utilizados para salvar vidas, que é o nosso maior objetivo”, ressaltou o comandante.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, os equipamentos são de extrema importância para o tratamento de pacientes vítimas da covid-19. “Estes respiradores já vão entrar em operação imediatamente. Ou seja, já correspondem a ampliação assistencial ao estado”, disse.

Tags: Coronavíruscovid-19pandemiaRESPIRADORES
Redação

Redação

Central de jornalismo

MATÉRIAS RELACIONADAS

Lula inaugura hospital universitário em Divinópolis e anuncia investimentos em saúde, educação e infraestrutura em Minas
Saúde

Lula inaugura hospital universitário em Divinópolis e anuncia investimentos em saúde, educação e infraestrutura em Minas

Por Redação
19 de junho de 2026 - 18:44 - Última atualização: 20 de junho de 2026 - 10:49
Junho Violeta reforça alerta para violência contra idosos e desafia sociedade diante do envelhecimento da população
Saúde

Junho Violeta reforça alerta para violência contra idosos e desafia sociedade diante do envelhecimento da população

Por Redação
15 de junho de 2026 - 11:48

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

  • Governo libera R$ 30 bilhões para motoristas comprarem carros novos

    Motoristas de aplicativo e taxistas já podem solicitar financiamento de veículos pelo Move Brasil

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Ancelotti elogia evolução do Brasil, mira liderança do grupo e prevê retorno de Neymar contra a Escócia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Brasil encara o Haiti de olho na liderança; segunda rodada da Copa pode encaminhar classificados

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • Brasil vence o Haiti, assume a ponta do grupo e fica perto da vaga no mata-mata

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0
  • As 12 mentiras de Flávio Bolsonaro

    0 Compartilhamentos
    Compartilhamento 0 Tweet 0

Recomendado

PF realiza nova fase da Operação Compliance Zero e mira senador Jaques Wagner e sócio do Banco Master

PF realiza nova fase da Operação Compliance Zero e mira senador Jaques Wagner e sócio do Banco Master

4 dias atrás
Apreensão de 2,7 toneladas de cocaína leva PF a desarticular esquema internacional de tráfico

PF prende casal acusado de integrar esquema que usava alvarás falsos para libertar presos no Rio

5 dias atrás
Irã reabre Estreito de Ormuz após cessar-fogo e reduz tensão global

Irã condiciona paz com os EUA a 14 exigências e abre nova fase de negociações no Oriente Médio

7 dias atrás
  • Como anunciar
  • Contato
  • Sobre
  • Expediente
  • Política Editorial
  • Política de Correções

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Internacional
  • Economia
  • Saúde
  • Cidades
  • Cultura e Entretenimento
  • Esportes
  • Turismo
  • Ciência e Tecnologia

© 2026 Badu Editora Ltda. Todos os direitos reservados.
O Folha de Minas | (31) 3831-7884 | folhamg@ofolhademinas.com.br
redacao@ofolhademinas.com.br