Educação

Faop abre inscrições para curso técnico em Conservação e Restauro

Instituição é referência na restauração de papel, estrutura policromada e pintura de cavalete

A seleção será por meio de provas de Língua Portuguesa, Química, Informática e Aptidão Visual e Motora
A seleção será por meio de provas de Língua Portuguesa, Química, Informática e Aptidão Visual e Motora. (Divulgação / Carlos Henrique Sampaio)

Estão abertas, até 3 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo do curso técnico em Conservação e Restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), com ingresso no primeiro semestre de 2020. São disponibilizadas 36 vagas, sendo 18 para o período da manhã e 18 para o turno da noite. Há oferta de bolsas de estudo com valores integrais e parciais.

Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso técnico em Conservação e Restauro da Faop é considerado um dos mais tradicionais do Brasil, sendo referência internacional no processo de restauração de bens culturais móveis nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete. 

Com grade curricular distribuída em cinco módulos semestrais, compreendendo aulas teóricas e práticas, o profissional formado no curso estará apto para atuar em museus, fundações, bibliotecas, arquivos e demais atividades ligadas à preservação e à conservação do patrimônio cultural e artístico.

A seleção, por meio de provas de Língua Portuguesa, Química, Informática e Aptidão Visual e Motora, será no dia 9 de fevereiro, em Ouro Preto. Para se candidatar, os interessados devem ter concluído ou, no mínimo, estar cursando o 2° ano do ensino médio. A inscrição é online, com taxa de R$ 60,00, e está disponível no site da Faop.

As aulas têm início em 10 de março e vão acontecer, de segunda a sexta-feira, no Núcleo de Conservação e Restauração, localizado na Rua Irmãos Kennedy, 601, bairro Cabeças; no Núcleo de Arte, na Praça Antônio Dias, 80, bairro Antônio Dias; e na Casa do Rosário da Faop, sediada na Rua Getúlio Vargas, 185, bairro Rosário, todos na cidade de Ouro Preto.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3551-2014 - ramal 234 - ou e-mail nucleoderestauracao@faop.mg.gov.br. Acesse aqui o edital completo.

Bolsas de estudo
Para este processo seletivo são oferecidas 24 bolsas de estudo, sendo 12 por turno, com a seguinte distribuição:

- Turno da manhã: Quatro bolsas de estudo por classificação (duas no valor integral para os candidatos classificados em 1º e 2º lugar, e duas no valor parcial de 50% para os candidatos classificados em 3° e 4º lugar); Oito bolsas de estudo por solicitação via Questionário Socioeconômico (quatro no valor integral e quatro no valor parcial de 50%).

- Turno da noite: Quatro bolsas de estudo por classificação (duas no valor integral para os candidatos classificados em 1º e 2º lugar, e duas no valor parcial de 50% para os candidatos classificados em 3° e 4º lugar); Oito bolsas de estudo por solicitação via Questionário Socioeconômico (quatro no valor integral e quatro no valor parcial de 50%).

Referência
Oferecido na histórica cidade de Ouro Preto, o curso técnico em Conservação e Restauro da Faop teve início com o restaurador Jair Afonso Inácio, na década de 1970. Considerado a primeira experiência na formação de profissionais de forma regular no Brasil, é referência internacional no processo de restauração de bens culturais móveis nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.

Nos dois primeiros módulos, a carga horária se volta para a teoria, fornecendo a formação conceitual. O aluno pratica inicialmente simulações do processo de restauro e, posteriormente, atua com acervos reais comunitários. Todo o processo é orientado pelos professores de ateliê, que contam com a parceria da equipe técnica e pedagógica do Núcleo de Conservação e Restauração.

As atividades de restauração dos acervos comunitários integram o estágio curricular que está inserido nas práticas de ateliês. Para concluir o curso, o aluno realiza estágio nas três áreas de atuação - papel, escultura policromada e pintura de cavalete - que se encerra mediante relatório final. 

Comentários