15,Jul
Cultura e Entretenimento

Começa neste final de semana o 45º Festival de Inverno de Itabira 

De 13 a 28 de julho, a arte e cultura tomam conta de Itabira. Com o tema “Semear... Ser Poético”, a 45ª edição do Festival de Inverno de Itabira tem uma programação pensada para estimular e inspirar a participação popular nas atividades culturais. Em sua programação, o evento conta com nomes como Sandra de Sá, Derico e Orquestra Opus, Supercombo, Banda de Pau e Corda, Pé de Sonho, Grupo Girino e Stevan Gaipo.

A abertura oficial do 45º Festival de Inverno de Itabira acontece no sábado, 13, às 14h30, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Na ocasião, o Grupo Girino apresenta uma intervenção, seguido pelas apresentações dos Drummonzinhos e do Coral do Combem.

Abertura do festival irá acontecer na FCCDA com apresentações do Grupo Girino, Drummonzinhos e Coral do Combem (Foto: Anna Castelo Branco/Portal Minas Gerais) 

Logo após, será inaugurada a exposição “Imaginário Mundo dos Bonecos”, que retrata dez anos de atuação do Grupo Girino por meio dos bonecos utilizados em suas apresentações. A mostra poderá ser conferida até o dia 20 de agosto, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

Mais tarde, às 16h, a Concha Acústica será palco para o Encontro de Motociclistas – Dia Mundial do Rock, que contará com shows das bandas DR80, André Katz e Guilherme Salty, Elvis Presley Cover e Red Hot Chili Peppers World Tribute. A entrada no espaço é condicionada à doação de 1 litro de leite por pessoa, que deve ser entregue no momento de entrada no evento.

Às 17h, o Teatro da FCCDA recebe o espetáculo infantil “As Aventuras de Matias”, do Grupo Girino, que conta a história de um menino que transforma a sua banheira em uma enorme aventura na qual terá que descobrir os segredos do fundo do mar. Os ingressos para o espetáculo devem ser retirados pela plataforma online Sympla — além disso, deve ser doado um livro infantojuvenil por pessoa no momento de entrada na peça.

O primeiro dia do 45º Festival de Inverno de Itabira conta ainda com a exposição “Na Casa do Pai – Vida e Obra de Maria Julieta Drummond de Andrade”, na Casa de Drummond; intervenção artística “Performatizando a Poesia”, com Coletivo Viravoltear, pelas ruas da cidade; e exibição do filme “Os Saltimbancos Trapalhões” na comunidade do Sapé.

Confira a programação completa do 45º Festival de Inverno de Itabira clicando aqui.

Oficinas

O Festival de Inverno de Itabira conta ainda com 19 oficinas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na seda da FCCDA de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.

Comentários