A força das palavras no contexto é que dá o timbre do que seja uma boa ação, como veremos no correr deste texto.
A professora prescreveu o tema sobre o qual os alunos deveriam discorrer: "Uma boa ação". Recomendou que os meninos dessem asas à criatividade. Que o texto tivesse grandeza e procurasse comover.
Augusto, sempre cioso de ser um bom aluno, pôs-se a meditar:
"Eu já sei muito bem o que vou escrever, não tenho a mínima dúvida sobre a boa ação que proporei aos meus colegas. Só não sei como vou fazer para comover, pois é isto que a professora quer."
Lembrou-se então o menino de uma frase que, dias antes, sua Mãe falou baixinho, no ouvido do Pai:
"Marido, quando suas ações sobem, você é um outro homem, você me emociona".
Augusto então concluiu; "ação que emociona é ação que sobe".
Entretanto, há ações que não sobem, mas que são boas. Foi o que seu Pai falou dia desses na hora do jantar:
"As ações que temos caíram, com essa crise financeira internacional, mas quando a empresa é forte, como o Banco do Brasil, podemos ficar tranquilos. A ação cai hoje, mas sobe amanhã."
Depois de todas essas reflexões, Augusto decidiu sobre o rumo a tomar e iniciou solenemente sua redação:
"Uma boa ação é a do Banco do Brasil. Tudo quanto é empresa pode falir, mas o Banco do Brasil sempre estará garantido. O Banco do Brasil só poderá falir se o Brasil cair em falência. Por esta razão, não existe ação melhor que a do Banco do Brasil."
O Augusto releu o parágrafo e achou que estava ótimo. Entretanto, atento às recomendações da professora, viu que seu trabalho estava incompleto, pois não tinha emoção. E perguntou a si mesmo: como uma ação do Banco do Brasil pode comover?
Imaginou então a história de um homem que tinha colocado todo o dinheiro que economizou na compra de ações do Banco do Brasil. Essas ações, como todas as outras, caíram muito na bolsa. Embora sabendo que o Banco do Brasil era muito forte, ele ficou desesperado, teve um enfarte e morreu.
No dia em que os trabalhos foram entregues, a professora comentou os textos para todos os alunos ouvirem.
"Augusto, meu querido aluno. Você é muito inteligente. Sua redação está perfeita, não tem um só erro de português. Mas uma boa ação que eu dei como tema não é isso. Veja as boas ações que seus colegas apontaram: ajudar uma pessoa idosa a atravessar a rua; defender um colega que sofre uma injustiça; visitar uma pessoa doente".
Esse é o lamentável epílogo do insucesso escolar do Augusto.
Cabe um acréscimo, à margem. Triste sociedade onde até as crianças, de tanto ouvirem falar em queda da bolsa, supõem que uma boa ação seja a do Banco do Brasil.
O mundo seria melhor se estivesse liberto da onipotência do capital e do seu mais nefasto vértice, o capital financeiro.
Afinal quem é mais útil ao convívio humano: o banqueiro que manipula o dinheiro e pede socorro ao tesouro público quando seu negócio fracassa, ou o agricultor que trabalha de sol a sol, lavra a terra e produz alimentos?
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