Agropecuária

Encontro da Contag atualiza técnicas agrícolas para pequeno produtor

Terminou hoje o 4º Encontro Nacional de Formação (Enafor) promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agriculturada (Contag). O evento serviu para a formação da estrutura e atualização de técnicas agrícolas para a base dos trabalhadores rurais. Participação do encontro cerca de 900 pequenos produtores de organizações vinculadas a sindicatos de trabalhadores rurais.

Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, considera o movimento essencial para a união e o fortalecimento dos trabalhadores no campo. "Ele tem fundamental importância por garantir que a qualificação da pessoa do campo, tanto no sentido de ampliar o leque de possibilidades nas técnicas quanto também para instruí-los em temas que devem ganhar cada vez mais visibilidade no campo político, como as reformas política e agrária".

Os participantes do evento participaram de uma série de atividades, como oficinas temáticas e pedagógicas, rodas de conversa, feira de troca, além de lançamento de publicações e filmes.  Também foi promovido um ato em homenagem ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena.

A coordenadora da Marcha das Margaridas, Alessandra Lunas, esteve presente no evento. Ela ressaltou a necessidade de políticas públicas para a população feminina do campo. "Nosso trabalho é agregar pautas nesses encontros visando a autonomia financeira das nossas margaridas. Para tanto, preparamos reivindicações e apresentamos o quadro das nossas mulheres no campo", disse.

O assentado Francisco Teixeira, do Piauí, avalia o encontro como uma plataforma de arregimentação e união dos trabalhadores rurais. "É a primeira vez que estou aqui, mas vim por conta de colegas que já participaram dos outros encontros e que me chamaram. Isso aqui funciona como um trabalho de formiguinha, quando um vem, leva para a comunidade os ensinamentos e acaba trazendo os companheiros para o próximo encontro".

Comentários