A participação do vereador de Itabira, Cidnei Camilo Rabelo, o Didi do Caldo de Cana (PL), na caminhada promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL), ganhou novos contornos após a repercussão de comentários críticos publicados nos próprios vídeos divulgados pelo parlamentar itabirano.
Nas imagens, Didi aparece caminhando ao lado de grupos evangélicos e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, em um ato que defende a derrubada do veto à proposta conhecida como lei da dosimetria, relacionada às penas aplicadas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Comentários questionam prioridades do mandato
A reação de parte dos seguidores foi imediata. Em um dos vídeos, uma seguidora criticou diretamente a escolha do vereador em participar do ato fora do município:
“Fico pensando: em que momento caminhar até Brasília em defesa de Bolsonaro virou prioridade para um vereador de Itabira?
Enquanto isso, seguimos com problemas urgentes na cidade, que exigem presença, trabalho e compromisso real com a população.
Mandato é para servir ao povo, não para palanque ideológico. Que cada um tire suas próprias conclusões.”
Outro comentário que chamou atenção foi feito por um seguidor que usa a bandeira do Brasil como foto de perfil. Ele afirmou arrependimento pelo voto e questionou a atuação do parlamentar:
“O vereador é um agente político eleito para ser o defensor dos interesses da população na esfera municipal, trabalhando para construir as leis e fiscalizar a administração da cidade. Outro dia o cara tava roçando terreno para aparecer, agora fazendo essa caminhada. Fazer a função de um vereador é o que ele menos tem feito. Arrependimento de ter votado em você Didi!”

As manifestações evidenciam um desgaste crescente nas redes sociais do vereador, com críticas que partem inclusive de eleitores que se identificam com símbolos tradicionalmente associados à direita.
Críticas locais e contradições políticas
Além da participação em atos bolsonaristas fora de Itabira, Didi também é alvo de questionamentos por integrar a base de apoio do prefeito Marco Antônio Lage (PSB), cujo governo reúne partidos de esquerda como PT, PCdoB, PSOL e PV. Para críticos, há contradição entre o discurso ideológico adotado nas manifestações nacionais e a composição política do governo municipal que o vereador apoia.
O parlamentar também costuma publicar vídeos gravados pela cidade, estratégia que frequentemente gera engajamento, mas também críticas quanto à efetividade do mandato.
Berrante, trompete e o “capim”
Durante a caminhada, um momento inusitado ganhou destaque nas redes sociais. O trompetista Fabiano, conhecido nacionalmente por atos de protesto contra Jair Bolsonaro — muitas vezes tocando marchas fúnebres em manifestações bolsonaristas — apareceu tocando um berrante para os participantes do ato.
O gesto foi interpretado por usuários como irônico e provocativo, em referência à forma como opositores costumam se referir a apoiadores do ex-presidente. A cena ganhou ainda mais repercussão por ocorrer dias depois de o próprio vereador Didi ter viralizado nas redes sociais ao aparecer comendo capim em uma praça de Itabira, em um vídeo no qual criticava o mato alto no local.
A associação entre o berrante tocado por Fabiano e o episódio do “capim” acabou sendo explorada em comentários e memes, ampliando o alcance do episódio nas redes.
O vídeo do momento foi publicado no perfil do próprio trompetista, que encerrou a apresentação tocando trompete ao som de “Marcha Soldado”.
Sem resposta oficial
Até o fechamento desta matéria, Didi do Caldo de Cana não havia se manifestado sobre os comentários críticos deixados em suas redes sociais nem sobre as interpretações relacionadas ao momento do berrante durante a caminhada.







Isso só me prova que o itabirano não sabe mesmo votar ou não tem compromisso com nossa cidade. Eleger um individuo do tipo desse vereador é vergonhoso! Vereador “Papa Capim”.