Brasil

“A verdade é revolucionária”

Debate na UFRJ (Foto: Divulgação)

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, projeto vinculado à Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promoverá, dia 22/5, 4ª feira, o debate sobre o livro “A verdade é revolucionária: testemunhos e memórias de psicólogos sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)”.

Na mesa estarão o professor Pedro Paulo Bicalho, do IP-UFRJ, coordenador de Integração Acadêmica de Extensão do CFCH e atual conselheiro efetivo e secretário do CFP; Maria Auxiliadora Arantes, representante do Instituto Sedes Sapientiae; Maria de Nazaré Tavares Zenaide, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Angela Caniato, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O evento é parte da série “Quartas de verdade”, que integra a programação da curadoria “UFRJ 68+50 – Histórias, memórias e verdade”, e acontece a partir das 10 horas, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no andar térreo do prédio do CFCH (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca). Haverá distribuição de exemplares do livro aos presentes.

O livro, lançado em novembro de 2013 pelo XV Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP), é uma produção do Sistema Conselhos de Psicologia com respectivas Comissões de Direitos Humanos (CDHs do Federal e Regionais).

“Trata-se de uma série de testemunhos e memórias de psicólogas (os) de todo o país, historicamente marcados por interdições, medos, imobilizações e isolamentos. As Comissões de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia fazem dessas memórias potência de falas, seguranças, mobilizações e vínculos”, informa o CFP através de sua assessoria de imprensa.

Debater os principais acontecimentos e transformações referentes ao período autoritário da ditadura civil-militar na UFRJ. Este é o objetivo da oitava curadoria do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, projeto da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). A exposição “UFRJ 1968+50 – Histórias, Memórias e Verdade” apresentará acervo iconográfico, audiovisual e impresso, da Coleção Memória UFRJ (Div. de Memória Intitucional/SIBI) e do Fundo Correio da Manhã do Arquivo Nacional sobre a UFRJ.

Também será realizada a série “Quartas de Verdade”, cuja programação inclui debates, exibições de filmes e palestras com temáticas afins. Confira a programação abaixo:

22/05 – Quartas de Verdade: Livro “A Verdade é Revolucionária”

05/06 – Quartas de Verdade: debate “História Oral: Marcas da Memória”.

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está localizado no segundo andar do prédio da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ. É um projeto institucional de integração acadêmica da Decania do CFCH e credenciado no Sistema Integrado de Museus, Arquivos e Patrimônio Cultural (Simap). Trata-se do primeiro espaço cultural da UFRJ inserido em Decania com a participação de todas as unidades deste Centro. Ele tem como objetivo promover exposições no campo das Ciências Humanas e Sociais, através da articulação com movimentos da sociedade civil, numa perspectiva transdisciplinar, sobre temas contemporâneos que articulam ensino, pesquisa e extensão.

As atividades promovidas através deste projeto, realizadas com a participação das unidades e órgãos suplementares do CFCH e instituições parceiras, incluem seminários, rodas de conversa, debates com projeção de filmes, feira de livros, entre outras. O Espaço tem como público-alvo preferencial estudantes de escolas de educação básica das redes públicas, associações de moradores, estudantes de diferentes instituições de ensino superior, movimentos sociais, sindicatos, profissionais e gestores de políticas públicas, estando aberto à população em geral. Em suma, é um espaço formativo que potencializa as trocas entre os sujeitos e os saberes, promovendo maior integração entre a UFRJ e a sociedade.

Comentários