Esportes

"Não há nenhum golpe ilegal": Árbitro Big John McCarthy explica nocaute aplicado por Bate-Estaca

Americano ressalta que o fato de Rose Namajunas manter a posição de tentativa de finalização justifica qualquer tipo de defesa da brasileira: "Não importa como ela a derruba"

Jéssica Bate-Estaca jogou rival no chão e levou a vitória por nocaute no UFC 237 — Foto: André Durão

Logo após a vitória de Jéssica Bate-Estaca no UFC 237, no último sábado, a alegria da brasileira ficou em compasso de espera em meio à preocupação com a saúde da americana Rose Namajunas. Ela caiu com a cabeça no octógono e as imagens causaram temor em função do pescoço. Poucos segundos depois, já era visível que tudo estava bem, e a brasileira pôde comemorar com a torcida na arena. No entanto, o golpe que lhe deu a vitória logo causou comoção nas redes sociais, principalmente no exterior, e levantou dúvidas sobre uma possível ilegalidade.

A própria Jéssica Andrade já contou que ganhou o apelido num torneio de jiu-jítsu em que foi desclassificada após aplicar o “bate-estaca”. Mas o experiente árbitro Big John McCarthy, em resposta a um internauta nas redes sociais, explicou que não teve nada ilegal no que fez a brasileira, citando que a adversária tentava uma finalização e não desistiu dela mesmo em risco.

- Quando Rose vai para o armlock, ela tem a opção de soltar o armlock ou tentar manter a tentativa de finalização. Se Jéssica aplica uma slam (bate-estaca) para se defender de uma chave, não há nenhum golpe ilegal quando uma finalização está sendo tentada. Não importa como ela a derruba.

Na coletiva após o evento, a americana garantiu que estava bem fisicamente, apenas com um pouco de dor nas pernas.

- Meu pescoço está bem, não sinto nada. Minhas pernas é que estão doendo um pouco. A primeira vez em que tentei finalizá-la foi boa. Na segunda, fui mais lenta, porque estava um pouco cansada de estar naquela posição. Tentei atacar o braço quando fui erguida pela segunda vez, e talvez por isso o meu pescoço não esteja tão machucado, porque não relaxei naquela posição.

Comentários