Coluna

Jujuba verde

Será que você foi jujuba verde em 2018? (foto: Mona Vilardo)
Será que você foi jujuba verde em 2018? (foto: Mona Vilardo)

 

Mais um ano começou, e uma das minhas conquistas é estar aqui escrevendo para vocês. Ser colunista de um jornal estava dentro das minhas novas metas de ano novo. Que bom que consegui e a partir de agora faço parte da equipe de colunistas do jornal “O Folha de Minas”. Pensando em metas e planos, me peguei lembrando de uma listinha que eu fazia toda virada de ano com desejos futuros e agradecimentos daquele ano que se despedia.
 
Isso foi no auge da minha juventude, década de 90. Eu tinha todo um ritual para a tal listinha: a letra bem legível para que nenhum pedido fosse entendido errado pelos “astros”, digamos assim. O papel ficava todo dobradinho, junto à uma vela acesa e um incenso que já não lembro mais do que era. Superstições da aurora da minha vida.
 
Na listinha eu pedia para passar de ano, pedia saúde, união, um namoradinho legal e itens bem típicos de uma adolescente. Na visão de agora, alguns pedidos eram bastante supérfluos. Na visão da época, algo que eu não poderia viver sem. Claro, eu era a típica adolescente com todos os seus exageros.
 
Hoje, eu mudaria um bastante a minha lista, e não deixaria de colocar o seguinte pedido:
 
- Olá, seu ano que vem vindo, o que eu desejo para o ano que vem é que eu nunca me torne a jujuba verde do pacote.
 
Muito bem, não sei se é a idade – que já se afasta muito da adolescência – mas observo que as vezes ou eu estou rodeada de pessoas chatas ou tô ficando velha e sem paciência.
 
Você deve estar se perguntando: - Mas o que tem a ver jujuba verde com essa história?
 
Antes de escrever esse texto conversei com umas amigas para saber qual a cor da jujuba elas menos gostavam, a resposta da maioria foi: - A jujuba verde! Além da pesquisa, já havia diagnosticado em mim a retirada dessa cor de jujuba da minha mão sempre que eu tinha o azar de pegá-la. E digo mais, quando alguém me oferece jujuba eu falo: - Eu adoro jujuba, mas não quero a verde não!
 
A jujuba verde é aquela que a maioria das pessoas não quer comer. Levando para o lado do viver em sociedade eu diria: ninguém quer ficar perto da jujuba verde!
 
A jujuba verde é aquela pessoa chata que ninguém tem paciência de conversar por muito tempo, e nem mesmo puxa assunto nenhum. Sabe aquelas pessoas que você faz uma pergunta bem objetiva e ela cria uma dissertação sobre o tema, tornando qualquer assunto muito enfadonho? Então! Levanta a mão quem tem algum amigo jujuba verde?
 
Hoje, incluo na minha lista esse item. Quero que em 2019 eu tenha o discernimento se estou sendo a jujuba verde no grupo dos meus amigos. Às vezes é mais fácil achar que a jujuba verde é o outro, quando em muitos casos, somos nós!
 
Realmente seria difícil eu perceber isso na adolescência, mas agora, a maturidade me traz esse olhar “afastado” e crítico sobre as minhas ações.
 
E aí? Será que você foi jujuba verde em 2018? Coloca meta pra 2019, nunca é tarde para se conhecer e se tornar a queridinha do pacote.

Comentários