Coluna

ODEIO LUIZ CARLOS MACIEL

Rio - Acredite se quiser, leitor, eu tinha apenas quinze anos e já odiava Luiz Carlos Maciel.
 
Nessa idade, eu já publicava meus primeiros desenhos em jornais de bairro, de sindicatos e até já tinha emplacado uma caricatura do jornalista Nelson Rodrigues, num jornalzinho do SESC.
 
Era louco pra ver meus desenhos (sic) no " O Pasquim".
 
Comecei a escrever para a seção de cartas do jornaleco e mandar junto os meus rabiscos.
 
No auge do 'O Pasquim', depois, "Pasquim", sem o artigo; Luiz Carlos Maciel, mantinha uma coluna que fez maior sucesso, chamada 'Underground'. A coluna fez dele, durante a ditadura, o guru da contracultura.
 
Maciel, segundo Jaguar - editor do tabloíde - era quem mais recebia cartas dos leitores.
 
Como eu gostava de Rock, mandei algumas cartas com caricaturas de roqueiros (copiando descaradamente os traços do Fortuna e do Lan) para a coluna mantida pelo Luis Carlos Maciel, no hebdomadário.
 
Ele nunca respondeu nem publicou minhas caricaturas.
 
Odiava ele! Nem o conhecia, mas já o odiava.
 
Tempos depois, conversando com Jaguar, no bar Degrau, no Leblon, fiquei sabendo que Ivan Lessa jogava fora todas as cartas destinadas ao jornal e fazia da seção de cartas do jornal, sob o pseudônimo de Edélzio Tavares, uma delirante obra de ficção.
 
Nunca tive chance de me desculpar com o Maciel. Nem de esculhambar com o Ivan Lessa, por me fazer perder tempo.
 
Claro, eu não faria isso com o Ivan Lessa! Eram dois talentos. E dois ídolos.
 
Luiz Carlos Maciel, filósofo, jornalista, escritor e roteirista, era também ator amador; e aos 20 anos já tinha dirigido "Esperando Godot", de Beckett.
 
Além de colaborador do jornal O Pasquim, foi diretor da edição nacional da revista Rolling Stone e passou também pelo Jornal do Brasil e pela Veja.
 
Em 1970, foi preso pelo regime militar e passou dois meses na Vila Militar. 
 
Era amigo de Glauber Rocha que o apresentara a João Ubaldo Ribeiro, Caetano Veloso e Tarso de Castro.
 
Tarso, imediatamente se apaixonou pela cultura e do jovem bonito talentoso.  
 
Quando veio para o Rio de Janeiro, convidado para editar o "Panfleto" - jornal do Leonel Brizola, seu guru político -, Tarso convidou o amigo.
 
Com o fim do "Panfleto, Tarso levou Maciel para juntos criarem o ipanêmico " O Pasquim", e, dalí, para todos os seus projetos jornalísticos.
 
Luiz Carlos Maciel morreu no Rio de Janeiro, aos 79 anos.
 
*Ediel Ribeiro é jornalista e escritor

Ediel Ribeiro (RJ)

661 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários