Cidades

Unifei realiza debate sobre a tragédia de Mariana

 

No dia 5 de novembro se completam três anos daquele que foi um dos maiores desastres ambientes da história do país: o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana. E a Unifei, por meio do projeto de extensão “Observatório de conflitos rurais do alto e médio Rio Doce”, irá promoverum debate sobre a tragédia nesta quinta-feira.

A conversa será aberta à comunidade itabirana e ocorrerá no espaço 4ª Arte, às 12h. Participarão do evento a palestrante Lucimar Muniz, que esteve entre os atingidos pelo acidente, e Frederico Simon, cientista social e membro das Brigadas Populares, grupo envolvido em diversas lutas populares.

O objetivo é tratar sobre dois temas centrais: o impacto do acontecimento na vidados moradores locais, falando, especificamente, das comunidades de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, e a relação da atividade mineradora com a degradação hídrica da região, ampliando a discussão acerca do tema.

A entrada é franca e não há a necessidade de inscrição prévia.

Sobre o projeto

O “Observatório de conflitos rurais do alto e médio Rio Doce” é composto por professores, técnicos administrativos e estudantes da Unifei, além de pesquisadores de outras instituições, como a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Segundo o docente Leonardo Reis, um dos integrantes do grupo, o projeto tem como finalidade registrar e discutir conflitos rurais da região.

Comentários